Policial rodoviário federal, Glaucio José Dalla Cortt Cella, ministrou palestra motivacional sobre a utilização do xadrez como instrumento de raciocínio lógico e outras habilidades

No dia 02 de abril, a Escola Municipal Professora Efantina de Quadros recebeu o policial rodoviário federal (PRF) de Naviraí, Glaucio José Dalla Cortt Cella, que ministrou uma palestra motivacional intitulada “Desenvolvendo Habilidades com o Xadrez” para alunos do período matutino e vespertino.

Acompanharam a visita, Marco Aurélio Massilon, professor do IFMS de Nova Andradina, instrutor e treinador de xadrez e o coordenador pedagógico da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte), Euzébio de Souza.

O policial Glaucio Dalla Cortt foi o primeiro brasileiro na história a vencer um campeão mundial de xadrez e jogador com maior rating da história, o norueguês Magnus Carlsen em 2014. Através do xadrez, o militar demonstrou que pensar antes de agir e analisar as possibilidades, pode evita a criminalidade, colaborar com um trânsito melhor, uma vez que os acidentes só ocorrem por falta de previsibilidade, e os crimes ocorrem quando a pessoa acha que não tem escolha.

Em sua palestra, Cortt relatou que sua vida mudou radicalmente depois que começou a jogar xadrez e a praticar esportes de maneira geral. É uma verdadeira história de superação.

Xadrez como instrumento de raciocínio lógico, concentração e outras habilidades

A Efantina de Quadros já utiliza há alguns anos o jogo de xadrez para melhorar a aprendizagem de seus alunos, sendo este um dos fatores que contribuíram para que a escola obtivesse o maior crescimento no índice do IDEB dentre os municípios de Mato Grosso do Sul.

Por ser uma atividade de reflexão intensiva e exigir uma tomada de decisão a cada lance da partida, o xadrez vem sendo utilizado como um valioso instrumento, pois auxilia significativamente no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, concentração, raciocínio lógico e dedução.

Pensando nisso, a coordenadora Nilséia Floriano dos Anjos, com apoio da direção da escola, resolveu trazer a palestra do policial Cortt para estimular os alunos a jogar e, assim, melhorarem sua aprendizagem e sua vida no geral.

“Conheço este excelente profissional porque participo todos os anos do FETRAN – Festival Estudantil Temático, Teatro para o Trânsito – promovido pela Polícia Rodoviária Federal em parceria com o DETRAN. A palestra foi de grande valia e empolgou a todos”, revela Nilséia.

No final, os alunos jogaram xadrez entre si e houve alguns desafios feitos por alunos e professores ao palestrante.

A direção ainda agradeceu a todos que colaboraram para que este momento singular e divertido acontecesse, em especial ao PRF Glaucio Cortt, Marco Aurélio Massilon responsável por jogos de xadrez em Nova Andradina e que disponibilizou os relógios para os jogos, enriquecendo ainda mais a experiência, ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal Luiz Alexandre Gomes da Silva e ao Chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito, Délcio Delmar Buss que prontamente foram favoráveis à realização do evento.