Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Transição do órgão para a Secretaria de Finanças e Gestão visa garantir mais estrutura, organização e eficiência ao trabalho dos conselheiros

Cb image default
Fotos: Cogecom

A Prefeitura de Nova Andradina segue promovendo melhorias na gestão pública, com foco na modernização administrativa, reorganização das equipes de trabalho e fortalecimento dos serviços essenciais oferecidos à população. Como parte desse processo, o Governo Municipal iniciou uma reestruturação nas secretarias, incluindo a redefinição da vinculação administrativa do Conselho Tutelar, órgão fundamental na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Antes subordinado à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), o Conselho Tutelar passou a integrar a estrutura da Governadoria, vinculada à Secretaria Municipal de Finanças e Gestão. A alteração atende às diretrizes estabelecidas pela Portaria SOF/MPO nº 169, de 12 de junho de 2024, que veda a execução de ações e programas fora do ordenamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A medida visa aprimorar a organização administrativa, assegurar melhores condições de funcionamento e ampliar o suporte institucional ao órgão.

Nesta segunda-feira (26), foi realizada uma reunião de alinhamento com representantes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, da Secretaria de Finanças e Gestão, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os conselheiros tutelares. O encontro teve como finalidade tratar da transição administrativa, conhecer a rotina de trabalho do Conselho Tutelar, suas atribuições, demandas específicas e o funcionamento do órgão.

Durante as tratativas, foram destacadas as principais atribuições do Conselho Tutelar, como o aconselhamento e orientação a pais ou responsáveis, o encaminhamento de casos para serviços especializados e a aplicação de medidas protetivas, incluindo o acolhimento institucional quando necessário. Por se tratar de uma área com características próprias e demandas sensíveis, a nova vinculação representa um desafio administrativo para a Secretaria de Finanças e Gestão, que passa a absorver essas especificidades em sua estrutura.

Cb image default

Na ocasião, os conselheiros também apresentaram reivindicações já solicitadas anteriormente, que não haviam sido atendidas em razão de divergências em trâmites licitatórios. O titular da Secretaria de Finanças e Gestão, Hernandes Ortiz, se comprometeu a buscar soluções de forma ágil, dentro das possibilidades legais e orçamentárias, ressaltando que o organograma financeiro e orçamentário está em fase de estruturação para contemplar as necessidades do Conselho Tutelar.

“Nós reconhecemos o trabalho árduo realizado pelos conselheiros e vamos evoluir no atendimento e no suporte ofertado pela Prefeitura, oferecendo o melhor que podemos dentro dessa nova estrutura”, destacou o Secretário.

Participaram da reunião a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Cida Valdez; as subsecretárias Natália Leite (Semcias) e Andreia Guisoni (Finanças e Gestão); conselheiros tutelares; e os representantes do CMDCA, Eliene Sansão e João Junior.

Com a reestruturação, a gestão municipal reforça o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos.