Medida deve injetar R$ 2,6 milhões na economia e aquecer as vendas do comércio de Nova Andradina em comemoração ao dia das mães

Arquivo/Cogecom

Nesta manhã de sexta-feira (8), o prefeito Gilberto Garcia anunciou mais uma medida para minimizar os impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19): a antecipação da primeira parcela do 13º (décimo terceiro) salário dos servidores públicos municipais.

O pagamento será efetuado após às 17 horas da data de hoje. A ação do governo municipal deve injetar cerca de 2 milhões e seiscentos e cinquenta mil reais na economia e aquecer as vendas do comércio local em comemoração ao dia das mães, a segunda data mais importante do ano em relação às vendas (perdendo apenas para o Natal).

Arquivo/Cogecom

O chefe do poder executivo municipal afirmou que a pandemia já resultou em perdas na arrecadação do município, mas o pagamento da folha salarial dos servidores está no roll de prioridades da sua gestão. A medida foi autorizada por meio do decreto nº 2.522, de 8 de maio de 2020 (em anexo).

"Pagamento em dia é obrigação. A antecipação é fruto da organização financeira da nossa equipe administrativa que tem agido de forma responsável, com equilíbrio, austeridade e transparência, para continuar honrando nossos compromissos com os servidores e fornecedores. É também um reconhecimento ao trabalho e a dedicação do funcionalismo municipal", diz o prefeito Gilberto.

A medida beneficiará cerca de 2 mil funcionários, muitos e muitas chefes de família. Cada servidor receberá o equivalente a 50% do seu salário, no caso dos servidores que estão na ativa, ou do benefício, se for aposentado ou pensionista. Nesta parcela não haverá os descontos, sendo debitados na segunda e última parcela a ser paga no fim do ano.

Por último, Gilberto reforçou o pedido para que o cidadão permaneça em casa, só saindo em caso de extrema necessidade.

“Quanto mais eficiente for a quarentena, mais rápido a nossa vida voltará ao normal. Mais rápido os empregos serão retomados, mais rápido a geração de renda vai voltando a seu ritmo. Fiquem em casa. E aproveito para desejar um feliz e abençoado dia das mães”, finaliza o prefeito.

Outras iniciativas com vistas a redução dos impactos financeiros da Covid-19 à população já foram tomadas anteriormente pela Prefeitura, como o adiamento do pagamento da parcela única ou primeira parcela do IPTU e a isenção da taxa de iluminação pública para famílias de baixa renda.

Vale ressaltar que nesta sexta e sábado, dia 8 e 9 de maio, o comércio funcionará com horário diferenciado, das 7 às 18 horas, para facilitar as compras dos consumidores.