As inscrições para o “Festival Viva MS” foram iniciadas na segunda-feira (20) e serão encerradas no dia 20 de setembro. O projeto, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura, com apoio das Prefeituras Municipais será voltado à música de raiz e sertaneja, com canções inéditas e originais sobre o tema “Mato Grosso do Sul, Minha Terra”, com o objetivo de homenagear os 30 anos de MS, incentivar a criatividade musical sul-mato-grossense, oportunizar a revelação de novos talentos e valorizar a história e a cultura de MS. De acordo com a coordenadora do Departamento de Cultura, Wanger Dantas, cada concorrente poderá se inscrever com apenas uma música, sendo que os grupos não podem exceder cinco integrantes. Serão selecionadas nove músicas classificadas, que participarão da gravação de um DVD, durante um show promovido pela Fundação de Cultura, que acontecerá no dia 14 de outubro, em frente ao Memorial de Cultura e da Cidadania, em Campo Grande. Em Nova Andradina, a seleção da região Leste (composta pelos municípios de Bataguassu, Anaurilândia, Batayporã, Taquarussu, Nova Andradina, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Angélica) acontece nos dias 06 e 07 de outubro, no Ginásio de Esportes Irmão Braz Sinigáglia. Será selecionado um candidato de Nova Andradina no dia 06 de outubro, que concorrerá com os candidatos da região no dia 07 de outubro. O escolhido irá para Campo Grande participar da final. Ainda haverá um show com a dupla “Amambai e Amambaí” após a realização do “Festival Viva MS”.