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Com um conjunto de ações visando retirar crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, bem como o acompanhamento da grade curricular de ensino, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcias), atende a mais de 200 alunos no Bairro Horto Florestal, em Nova Andradina. A iniciativa compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e conta com três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A secretária Maria Eugênia destacou as ações desenvolvidas pelo programa. “Com o apoio do Governo Municipal, o município de Nova Andradina dá exemplo de que um trabalho pedagógico bem conduzido pode realmente abrir uma perspectiva nova para crianças que vivem em uma situação de vulnerabilidade social”, comentou. De acordo com a gestora, o PETI do Bairro Horto Florestal oferece projetos que contemplam desde as dimensões físicas, psicológicas, sociais e espirituais até de suporte para um melhor aprendizado, oferecendo reforço escolar e atividades culturais, esportivas e de lazer. “Comprometido com a educação e o bem estar da criança e do adolescente, o prefeito Roberto Hashioka entende que, nesta fase, todo respaldo e incentivo recebidos são fundamentais para a mais perfeita formação do bom e consciente cidadão do futuro, por isso apóia e oferece mecanismos para que o programa possua todas as condições necessárias”, frisou Maria Eugênia. Atualmente, o PETI oferta recursos sistemáticos que proporcionam um aprendizado qualitativo e quantitativo, com um planejamento que visa à otimização das ações como o incentivo à leitura, educação física, apresentação de vídeos didáticos e interativos com sala específica, jogos lúdicos e educativos e oficinas de informática e artesanato. Além disso, Maria Eugênia enfatizou parcerias com outros órgãos da administração, como o Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid). Com apoio sócio-psicológico, orientação à saúde e fortalecimento de vínculos familiares, a iniciativa também oferta aos membros aulas de judô, dança (axé e street dance) e música (coral e flauta).