O Prefeito Gilberto Garcia tem promovido esforços no sentido de fortalecer iniciativas de realização de cursos especialmente na área profissional.         Para tanto, mantém parceria com o Governo do Estado, na realização do Projovem Trabalhador, especialmente com cursos nas áreas de agroextrativismo. Também estão sendo mantidos cursos na área de metalurgia, aulas estas ministradas na sede do Senai.         Para proporcionar novos horizontes aos alunos, a Coordenadora do Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador), Maria Aparecida Valdez, e o instrutor do curso de Agroextrativismo, Valdinei Rodrigues de Almeida, estiveram em visita ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina. Recepcionados pelos Professores André, Evandro, Riene e os Técnicos Agropecuários José Flávio e Everton, tiveram oportunidade de verificar todas as instalações do Instituto e conhecer de perto, a realidade da instituição de ensino federal.         Conforme explanações dos técnicos e professores, o Curso de Extrativismo já está na fase de qualificação profissional, tendo sido iniciado em fevereiro deste ano, com 100 horas práticas, e a parte profissional iniciada em abril, terá encerramento em agosto deste ano.         De acordo com a coordenação do Ciat, os alunos ficaram entusiasmados com o Instituto, que realmente, vem sendo apontado como um dos mais eficientes no ramo do ensino gratuito, pelas oportunidades e qualidade da educação oferecida.