A constatação de que o ano de 2009 foi um verdadeiro desastre para a economia, especialmente no que se refere ao setor público, pode ser analisada dentro do mapa de arrecadação confeccionado pela Secretaria de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Nova Andradina.         O Secretário Walter Fernandes informou que, para uma arrecadação que veio em alta desde o ano de 2004, o ano de 2009, demonstra o quanto atingiu o setor público. Conforme os dados, os valores recebidos em 2008, no mês de novembro, referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Qualquer Natureza, foi de R$ 213.822,92, e no mesmo mês em 2009, foi de R$ 183.930,39. Mas o que deve se levar em conta, é que havia uma projeção de acréscimo, que não apenas deixou de se concretizar, e ainda houve esta queda. No cômputo geral, o que se viu é que, em 2009, embora os números pareçam traduzir aumento, de R$ 2.471.297,13, para R$ 2.777.623,63, isto não significa crescimento, pois as maiores altas, aconteceram no primeiro trimestre de 2009, que refletem as atividades de comércio e indústria, acontecidos em novembro/dezembro do ano anterior, quando a crise ainda não tinha atingido o seu auge. E mesmo assim, os aumentos não confirmaram as previsões de alta.         No ano de 2010, contudo, tem sido diferente no que se refere à perspectiva. Em que pese os valores arrecadados em janeiro de 2010, apresentarem alta, quando comparados com dezembro de 2009, houve uma redução acentuada em fevereiro, março, abril, porém subindo em maio. No ano passado, foram arrecadados R$ 214.150,84, e em 2010, atingiu R$ 320.838,85, o que mostra um quadro favorável, daqui para frente. Com uma média mensal de arrecadação até hoje, de R$ 244.295,47 (2010), Nova Andradina continua em 6º lugar no Estado.         Já no quesito IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que é cobrado em parcelas, de abril a novembro, vale dizer que até o momento, a Secretaria de Planejamento e Finanças, através do Setor de Tributação, aponta como promissores, os recebimentos. Diante dos valores apresentados, a previsão de recebimento do ano atinge 70% do valor registrado. O valor lançado é de R$ 2.340.185,20, e deste montante, já foram recebidos até maio: R$ 1.064.028,71, dos quais R$ 798.088,09 foram pagos em cota única. O total pago nas primeiras parcelas é de R$ 177.280,93, tendo a receber R$ 1.276.159,49 (já diminuído o valor do desconto para a parcela única que foi de R$ 88.659,69). De acordo com Valter Valentin, responsável pelo setor de Tributação, os recebimentos já atingem 45,47%.         O Prefeito Gilberto Garcia elogiou a participação dos contribuintes, lembrando que “o cidadão consciente é aquele que cobra seus direitos, mas cumpre o seu dever. Nossa população tem dado mostras inequívocas de que sabe que a sua participação é fundamental no processo de desenvolvimento do município, e por isso, tem comparecido para pagar seus impostos e, da mesma maneira, exigir o cumprimento dos seus direitos”, explica ele.         Para Gilberto, administrar Nova Andradina é um grande desafio, porém, suavizado pela parceria com o povo e especialmente com a classe produtora. “A presença do nosso empresariado, do menor ao maior, é a demonstração de que somos fortes, porque nos unimos em torno do objetivo maior que é promover o crescimento do Município, com bases sólidas, capazes de vencer os grandes desafios, mesmo aqueles que advém de crises como a que vivenciamos em 2008/2009, mas que estamos superando com muito trabalho, dedicação e união de esforços”, completou o Prefeito de Nova Andradina, uma das cidades que mais se fortalecem em Mato Grosso do Sul.