Fruto de um trabalho que contou com o apoio do Prefeito Gilberto Garcia e da Deputada Dione Hashioka, os artesãos novandradinenses têm motivos de sobra para comemorar: ganharam um espaço onde poderão, de forma definitiva, não apenas expor seus produtos, como também comercializá-los.    Na tarde deste dia 18, o Governador André Puccinelli esteve em Nova Andradina, onde, entre outros compromissos, assinou carta de intenção, onde, após aprovação de projeto de lei pela Assembléia Legislativa, estará doando à Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (ACINA), a área onde hoje está alojada a Casa do Artesão, embora em condições precárias.    De acordo com Edna Chulli, Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, da Prefeitura Municipal, “as mulheres artesãs do nosso município realizaram um grande e antigo sonho. Isto porque paralela à cedência do terreno, houve um acordo em que a Associação Comercial disponibilizará um local fixo para comercialização de artesanato”. Ocorre que no terreno doado, existia uma construção antiga onde funcionava precariamente a “Casa do Artesão”, a qual, no inicio das suas atividades, atendia à maioria das pessoas envolvidas com artesanato em nossa cidade. Ultimamente,porém, poucas pessoas utilizavam aquele espaço, visto que necessitava de reformas e também de ampliar a participação.        Assim, a possibilidade de constituir novo local, adequado às necessidades, com possibilidade de ampliar o atendimento aos artistas é de fato uma grande conquista.    Ainda, conforme expôs Edna Chulli, “para as mulheres que compõem a “Feira Mulheres de Atitude” é a realização de um sonho, porque desde o início elas reivindicavam um espaço fixo onde pudessem comercializar seus produtos, e realizar cursos de aperfeiçoamento e treinamento de novas técnicas”.   O Prefeito Gilberto Garcia ouviu esta solicitação das próprias artesãs durante a realização das edições da feira no ano de 2009, e, sensibilizado, acreditando no potencial das mulheres artesãs, repassou o pedido à Deputada Dione Hashioka que reivindicou junto ao Governo do Estado, para que se fizesse a parceria com a ACINA, o que culminou com a cedência, que vai beneficiar inclusive mulheres dos assentamentos.    O artesanato em Nova Andradina, conforme justificou o Governador André Puccinelli, no ato da assinatura da carta de intenção, em cerimônia realizada na sede da Acina, deverá crescer e se multiplicar, “sob a coordenação da Coordenadoria das Políticas Públicas para as Mulheres e o apoio da Secretaria de Cultura, e também da própria Associação Comercial”, informou.   Esta atividade é de suma importância, pois além de congregar uma parcela significativa da produção local, proporciona aos visitantes e munícipes,meios para a aquisição de lembranças características da cidade, promovendo ainda a possibilidade de difusão de talentos de artistas locais.