A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Maria Eugênia Bruno Andreassi, recebe no dia 24 de agosto gestores em assistência social da Região Leste para uma conferência, que será realizada na Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena), às 16 horas. A I Conferência Regional de Assistência Social contará com a presença da secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Mara Garib, e do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Sérgio Wanderly Silva. O tema da conferência em Nova Andradina é “Compromissos e responsabilidades para assegurar proteção social pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Durante a conferência regional ainda serão eleitos os delegados regionais. “Estamos realizando a primeira conferência regional, momento em que devemos levantar propostas para a conferência estadual”, salientou a secretária. O Estado foi dividido em oito regiões, onde estão sendo realizadas conferências regionais a fim de referendar os delegados eleitos nas conferências municipais, além de levantar propostas regionais de proteção social especial de alta e média complexidade, que serão levadas para a Conferência Estadual de Assistência Social. Na região Sul Fronteira, a conferência regional foi realizada no dia 03 de agosto, em Ponta Porã, a região Norte promoveu a conferência no dia 10 de agosto, em São Gabriel D’Oeste, no dia 17 de agosto, a conferência foi realizada em Três Lagoas, região do Bolsão. Na região do Alto Pantanal, a conferência será realizada no dia 31 de agosto, em Corumbá, já para a região da Grande Dourados, o município de Dourados sedia a conferência regional no dia 06 de setembro, em Jardim, acontece no dia 14 de setembro a conferência e finalmente, no dia 21 de setembro, acontece na Capital a conferência da região Central. Segundo Maria Eugênia, o produto final das conferências será a implantação de políticas públicas para a Assistência Social, a nível federal. Na programação, ainda está prevista a apresentação de um painel pela secretária Tânia Garib, intitulado “A implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), na perspectiva do território”.