Com a atenção de um parceiro que sempre dispensou um carinho especial por Nova Andradina, o Senador Delcídio do Amaral encaminhou com muita agilidade, nosso pedido. Assim expressou-se o prefeito Roberto Hashioka, ao ser informado de que o Senador já havia levado ao Ministro César Borges, dos Transportes, o pedido para liberação de recursos para a conclusão do contorno rodoviário.
A solicitação foi feita no dia 24 segunda-feira -, durante a visita do Senador à Nova Andradina.
Trata-se de recursos no valor de R$ 1,5 milhão, necessários para concluir o restante do projeto, que vai unir as rodovias MS-276 e MS-134.
A obra do contorno rodoviário é um sonho antigo dos nova-andradinenses. O projeto teve início ainda na primeira gestão de Hashioka, que insistentemente, buscou apoio do Governo Federal para a sua concretização, uma vez que se tratava de uma obra dispendiosa e que envolvia uma rodovia à época de responsabilidade da União. O projeto era arrojado, com extensão de 10,0 quilômetros, orçada na ocasião emR$6.030.000,00 (a preços iniciais).
O projeto levou o Prefeito por inúmeras vezes à Brasília, em tratativas junto ao DENIT-Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes. Era fundamental construir o contorno rodoviário para retirar do centro da cidade, o tráfego de carretas, que ocasionavam perigo constante de acidentes, dizia Hashioka.
Após luta árdua, Hashioka logrou êxito parcial e foram concluídos os 5.0 quilômetros iniciais que formam a primeira alça, inaugurada na sua segunda gestão (2008).
O trecho restante faz a ligação entre a antiga BR 376.,hoje estadualizada MS 276 e a MS-134. Embora continuassem sendo feitos todos os esforços, os impasses burocráticos impediam a liberação dos recursos restantes.
A população reconhece sobremaneira os enormes benefícios que a primeira alça do contorno trouxe para a cidade. Foram retirados das principais vias da cidade (Avenidas Moura Andrade,Ivinhema e Eurico Soares), onde há praças, creches, escolas, o tráfego de caminhões, carretas e veículos, especialmente o transporte da safra vinda do Mato Grosso, com destino aos grandes centros do País.
No entanto, embora as gestões continuassem incessantes, a obra continuou paralisada, pela falta de liberação dos recursos restantes. E alguns, menos informados, muitas vezes criticam essa paralisação, desconhecendo a dificuldade que é desafiar a burocracia, vencer os obstáculospolíticos, técnicos e de viabilidade. São necessários conhecimentos na área, disposição de luta e muito, muito trabalho, para viabilizar o apoio necessário e finalmente a liberação.
É preciso reconhecer que jamais houve inércia ou omissão do Poder Público, especialmente porque se sabe dos benefícios de uma obra de tão grande alcance social, pois uma vez concluída a interligação das rodovias, o tráfego pesado vindo do Sul do Continente e da fronteira, também deixará de ser feito pelo interior da cidade.
Em função disto, Hashioka que não desiste, voltou a solicitar o apoio da bancada federal e especialmente do Senador Delcídio, no dia 24. A resposta imediata do Senador, causou satisfação e uma expectativa muito positiva do êxito final.
A propósito, em entrevista concedida ao site local, Jornal da Nova, também no dia 24, o Senador disse que a lentidão para o término do Anel Viário de Nova Andradina, é uma verdadeira novela.
Enfatizou ser inadmissível a demora de quase 10 anos para concluir o anel viário, do total de 8 km e que fará tudo para conseguir a liberação dos recursos já que oadiamento dos serviços impede que o Município venha a se desenvolver de forma mais vertiginosa, esclareceu, acrescentando que sabe do esforço do prefeito Hashioka e dos vereadores pelo fim do impasse.
Cumprindo a promessa feita, o Senador manteve audiência com o Ministro César Borges, logo no dia 25, quando argumentou que o contorno de Nova Andradina está praticamente pronto, faltando cerca de 1,5 km e o projeto da etapa final foi readequado e aprovado. Agora é preciso fazer novo empenho no valor de R$ 1,5 milhão e liberar rapidamente, disse ao Ministro.
O Senador do PT, na mesma oportunidade, levou outras reivindicações ao Ministro como a pavimentação da BR 419 e a conclusão do anel de Aparecida do Taboado.
Ainda de acordo com Delcídio, a resposta do Ministro foi positiva. O Ministro garantiu que vai tomar as providências necessárias para atender os pedidos, completou.
Por sua vez, Hashioka aproveitou para agradecer mais uma interferência preciosa e objetiva do Senador Delcídio, que tem sido um parceiro ímpar de Nova Andradina, nos ajudando a concretizar obras como essa, tão importantes e fundamentais para aprimorar a logística de nossa cidade, disse ele, lembrando da importância do contorno também pela localização privilegiada da cidade, porta de entrada e saída do Centro-Oeste, por onde flui o progresso de Mato Grosso do Sul, finalizou.