A Biblioteca Municipal “Maria Batel Ortega” de Nova Andradina oferece hoje um acervo com 12.602 títulos para a população, que pode realizar pesquisas, e ainda realizar empréstimos de livros de literatura para os leitores cadastrados.         De acordo com levantamento, no ano de 2009 foram realizados 9.089 atendimentos, com uma média mensal de 750 a 800 serviços prestados à comunidade, de acordo com a chefe de núcleo, Maria de Fátima Dantas de Oliveira. Por dia, são atendidas cerca de 20 pessoas.         A Biblioteca Municipal foi criada em 03 julho de 1969, e implantada onde funciona atualmente em dezembro 1999, quando foi nomeada “Maria Batel Ortega” (localizada na Avenida Eurico Soares Andrade, 1820). Hoje, a Biblioteca de Nova Andradina possui quatro pessoas para realizar o atendimento, uma funcionária responsável pela limpeza, e funciona de segunda às sextas-feiras, das 07 às 11 horas e das 13 às 20 horas, e aos sábados, das 13 às 19 horas.         De acordo com a coordenadora Fátima Dantas, a Biblioteca Municipal oferece acesso a periódicos locais, o jornal diário de Nova Andradina Jornal Imagem, O Progresso (de Dourados), Revista Veja, jornal Folha de São Paulo, a Enciclopédia Barsa Atualizada, e o Almanaque Abril 2010 para consulta dos leitores, adquiridos pela Administração do prefeito Gilberto Garcia.         Os interessados em fazer doações de livros para a Biblioteca Municipal devem ir até o local e se informar como proceder.