Festival da Canção em Nova Andradina destacou novos talentos com premiação total de R$ 16,5 mil A 5ª edição do Cantanova (Festival da Canção em Nova Andradina) foi finalizada no último sábado, dia 01 de setembro, no Ginásio de Esportes Irmão Braz Sinigáglia. O Cantanova é uma promoção da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, através do Departamento de Cultura, que neste ano premiou os 10 primeiros colocados, com prêmios no total de R$ 16,5 mil e mais troféus, oferecidos pela Prefeitura Municipal, nas categorias popular, sertanejo, gospel, infanto-juvenil e a categoria especial “Prata da Casa”, com prêmio para o calouro destaque de Nova Andradina. Participaram do Cantanova cantores de vários Estados, como do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, dos municípios de Nova Andradina, Naviraí, Taquarussu, Batayporã, Anaurilândia, São Gabriel D’Oeste, Bataguassu, Itaquiraí, Novo Horizonte do Sul, Miranda, Rio Brilhante, Dourados, Angélica e da Capital, Campo Grande, que vieram em busca de mostrar o seu talento e conquistar o primeiro lugar da competição. O prefeito Roberto Hashioka, a primeira-dama e deputada estadual Dione Hashioka, os vereadores João Lúcio e Célia Dan, além de milhares de pessoas acompanharam as finais e entrega dos prêmios para os vencedores de cada categoria. Hashioka, em sua chegada, foi homenageado pelos integrantes da Banda Zatter com a música da administração municipal. O prefeito parabenizou a organização, que a cada ano traz um evento com melhor qualidade. “Nova Andradina está em pleno desenvolvimento e tenho certeza que no próximo ano, quando comemoraremos o cinqüentenário do município, o Cantanova será ainda melhor, descobrindo novos talentos e aumentando em qualidade na realização do festival”, considera. Um dos jurados do concurso, Tiago Martins Pitthan, produtor cultural da Fundação de Cultura de MS, formado em Turismo, pela primeira vez participou como jurado de um festival, mas já atuou na organização, produção e participou de diversos festivais em diversos municípios do Estado. “Com certeza, o Cantanova é o melhor festival de música do Estado de Mato Grosso do Sul”, analisa. Tiago disse que em todos os festivais o nível é alto, com intensa participação de cantores, mas Nova Andradina se diferencia das demais principalmente pela estrutura oferecida para os músicos. “É tudo muito bem preparado, como o palco, iluminação, som, acho que isso faz a diferença, pois o calouro fica mais a vontade para cantar”, destaca. Os participantes do festival ainda cantaram “Nós nascemos para cantar”, de Chitãozinho e Xororó, antes da entrega da premiação. Na categoria infanto-juvenil, o primeiro lugar levou um prêmio de R$ 750,00, 2º R$ 600,00, 3º 500,00, 4º 400,00, 5º R$ 300,00 e 6º colocado R$ 200,00. Para as categorias sertanejo, popular e gospel, a premiação para o 1º lugar foi de R$ 1.000,00, 2º R$ 800,00, 3º R$ 700,00, 4º R$ 500,00, 5º R$ 400,00, 6º R$ 300,00, 7º e 8º lugares R$ 200,00, e 9º e 10º colocados R$ 100,00. Para categoria “Pratas da Casa”, que premiou a premiação foi de R$ 800,00. CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO: Categoria popular: 1º Biolange (Piratuba/SC), 2º Sá Vicentini (Chapecó/SC), 3º Vanessa de Souza (Toledo/PR), 4º Gasolina (Assis Chateaubriant/PR), 5º Ivonete Gonçalves (Ubiratan/PR), 6º Faby Mariano (Dois Vizinhos/PR), 7º Adriana Amanda (Mundo Novo/MS), 8º Regina Casaroto da Silva (Nova Andradina), 9º Douglas e Ana Paula (Marechal Cândido Rondon/PR), e 10º Paulo Henrique (Nova Andradina). Categoria sertanejo: 1º Nilson e Tony (Chopizinho/PR), 2º João Vitor e Mateus (Foz do Iguaçu/PR), 3º João Pinheiro e Paulinho (Itaipulândia/PR), 4º Peão Serrano e Sandro Viola (Rio Brilhante/MS), 5º Ellen e Diego (Dourados/MS), 6º Kássio e Kastilho (Imbituva/PR), 7º Darcy e Ivone (Francisco Beltrão/PR), 8º Fábio Oliveira (Anaurilândia/MS), 9º Thiago e Siraldo (Anaurilândia/MS), e 10º Paulo Henrique e Cristiano (Nova Andradina). Categoria gospel: 1º Elda Paula (Nova Andradina), 2º Aline Cristina da Silva Costa (Bataguassu), 3º Amanda Serenisque (Corbelha/PR), 4º Aildon Bogarino de Paula (Bataguassu), 5º Diego Roger Munhoz (São Gabriel D’Oeste), 6º Nathalia Abdala Moitinho (Dourados), 7º Magno Sanches e Jessé Filho (Taquarussu), 8º Viviane Vitorino Quevedo (Deodápolis), 9º Silmara Souza Barbosa (Taquarussu), 10º Ana Carla (Bataguassu). Categoria infanto-juvenil: 1º Fernanda Paula (Palotina/PR), 2º Camila de Leon (São Gabriel D’Oeste), 3º Nayara Nantes Dantas (Nova Andradina), 4º Alex Junior (Mundo Novo), 5º Michele de Lima (Nova Andradina), 6º Banda BR 163 (Nova Andradina).