O papel dos servidores da Sanesul no fornecimento de água e no tratamento do esgoto estão intimamente ligados à saúde. É por conta desta temática que a Secretária Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoveu ação educativa destinada aos servidores do órgão.
A palestra ministrada pelo biólogo e entomólogo Jhoy Alves Leite compreendeu diversos aspectos da dengue e chikungunya e teve como objetivo estimular ações com foco na conscientização, prevenção e qualificação para orientação de outros munícipes. A capacitação contemplou 22 servidores.
Os mosquitos transmissores da dengue, chikungunyia e outras zoonoses se multiplicam na água, nosso objeto de trabalho. Portanto, a iniciativa em convidar-nos para conversarmos sobre estas doenças e como podemos evitá-las é muito importante, frisou Ademar Suares, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da Sanesul
O presidente da CIPA complementou que a partir da qualificação os funcionários passarão a se tornar multiplicadores das ações preventivas. Sentir na pele a gravidade da doença é muito ruim, e, ao acompanhar de perto pessoas que tiveram dengue, passei a refletir melhor sobre os cuidados que devemos ter, observou Suares.
Na mesma linha, a laboratorista da Sanesul, Maria Madalena Brandão, afirmou que a orientação foi de extrema importância, já que o assunto é preocupante para toda a população. A prevenção é a melhor e maior combatente, sintetizou a profissional.
A apresentação organizada pelo CCZ abordou aspectos relacionados à dengue e chikungunyia, como, conceito, etimologia, agentes etiológicos (vírus causadores das doenças), vetores (mosquitos transmissores das doenças), ciclo de vida e transmissão das doenças, prevenção, sintomas e tratamentos, além de números estatísticos sobre os números ocorridos no município e no Estado.