O Centro de Inclusão Digital de Nova Andradina, inaugurado na gestão anterior, atua sob a coordenação da Sra. Patrícia Moura Macedo, é o local preferido de 240 alunos das redes municipal e estadual de ensino. Alí, através do trabalho de dois instrutores, é oferecido um curso de Informática Báisca, com duração de cinco meses, que capacita os referidos alunos a operarem não apenas com computadores, mas também com a Internet.     Utilizando os 70 computadores, instalados em 35 mesas, os alunos são auxiliados pelos seis funcionários do CEMID, cuja sede é ultramoderna, localizada ao lado da Biblioteca Municipal, na Avenida Eurico Soares, próximo ao Terminal Rodoviário.     De acordo com o Prof. Luiz Carlos Sampaio, Secretário de Educação, o CEMID é o apoio que o aluno precisa, para se inserir no universo da computação, hoje “essencial para o desenvolvimento educacional e cultural de qualquer pessoa”. Sampaio também faz questão de mencionar que o CEMID conta com o apoio integral da Secretaria de Informática, capitaneada pelo Sr. José Carlos Paiva, o Tito, cujos servidores contribuem na manutenção dos equipamentos.     Da mesma forma, atua o Telecentro, um setor da Prefeitura, também sob a orientação da Secretaria de Educação, com apoio da Secretaria de Informática, e que está localizado na Rua Santa Lucia, 1473. Ali, em parceria com o Ministério das Comunicações do Governo Federal, foram instalados 10 computadores, para uso de toda a comunidade.     A coordenadora também é a Sra. Patricia Moura, a mesma que coordena o Cemid. Ela informa que os critérios para utilização do Telecentro são: uso livre pela comunidade, de segunda à sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 16 horas, com acesso à orkout e MSN, por 15 minutos. Após este período é livre para pesquisas escolares e quaisquer outras de cunho cultural e informativo.     Um dos benefícios prestados pelo Telecentro, é a confecção de currículos para trabalhadores, que desejam se inserir no mercado de trabalho. O Telecentro compõe os currículos, imprime e os entrega ao CIAT-Centro Integrado de Apoio ao Trabalhador.     O Telecentro é mantido pela Prefeitura, que adquire o tonner (o primeiro original foi doado pelo Ministério das Comunicações) e também os equipamentos, além dos funcionários e local para atendimento. Há um instrutor, Sr. Ercio Araldo, que recepciona o público e presta a orientação necessária.    “O Telecentro é um órgão de apoio à comunidade, voltado para atendimento ao público em geral, favorecendo a inclusão digital de toda a população, colocando à sua disposição, equipamentos e instruções para que possam desfrutar do universo da Informática e da Internet”, disse o Secretário Luiz Sampaio.     O Prefeito Gilberto Garcia, entendendo que a cultura e a disponibilidade dos equipamentos e meios para que a comunidade possa se incluir no mundo digital, é “fundamental e um dever da administração municipal, criando condições para que todos tenham as mesmas oportunidades de acesso à estas ferramentas”, concluiu o Prefeito.