Prefeito Gilberto Garcia destacou a importância da inclusão digital na formação de crianças e jovens O prefeito Gilberto Garcia e a primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia participaram na noite de terça-feira, dia 29 de setembro, da formatura de 240 estudantes das escolas municipais e estaduais no curso básico de informática oferecido pelo Centro Municipal de Inclusão Digital (CEMID), com duração de cinco meses. A formatura foi realizada na Câmara Municipal, contando com as presenças dos secretários municipais Luiz Carlos Sampaio (Educação, Cultura e Desporto), Tito José Carlos Paiva Souza (Tecnologia da Informação), presidente da Câmara, Adriano Palopoli, e os vereadores Márcio Costa e Sandro Hoici, coordenadora do CEMID, Fabiana Macedo, Nair Lorencini Russo, diretora geral da Semec, Sueli Arraes, inspetora de alunos da Semec, Helder Faria, representando a deputada estadual Dione Hashioka, Sonner Arfux de Figueiredo, gerente da UEMS de Nova Andradina, pais e familiares, além dos formandos. O curso básico de informática oferecido no CEMID teve duração de cinco meses, sendo realizados duas vezes por semana, com carga horária de 30 horas semanais. Os estudantes do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano, das escolas municipais e estaduais, receberam conhecimentos sobre o Windows XP, Word 2007, Power Point, digitação e internet. A coordenadora do CEMID, Fabiana Macedo, afirmou ser um prazer poder trabalhar com o prefeito Gilberto Garcia, que tem uma visão no futuro. “Esse sonho começou com o ex-prefeito Roberto Hashioka, e se tornou realidade na atual administração. O que pudemos perceber nessa caminhada é que aprendemos muito, que a informática é muito importante, e pudemos oferecer esse curso gratuitamente a todos, com total apoio da Prefeitura de Nova Andradina”, destaca. Fabiana disse aos pais que os alunos receberam instrução de qualidade, e que estão preparados para usar o computador, fazer trabalhos, pesquisas, entre outras coisas. “Temos muito a agradecer à Secretaria de Tecnologia da Informação e ao secretário Tito pelo apoio, para podermos caminhar bem, com auxílio de toda equipe. Educação e informática caminham juntas, se vocês tiveram oportunidade de ter conhecimento de informática é porque tiveram um ombro de gigante, e este gigante eu considero o nosso prefeito, por oferecer a estes alunos o curso de informática no Centro Municipal de Inclusão Digital”, afirma. Helder Faria, falando em nome da deputada estadual Dione Hashioka, afirmou que os alunos devem ser preparados para o futuro, com conhecimentos de informática. “Não é fácil administrar uma cidade do porte de Nova Andradina, oferecer educação, saúde, programas e construir obras. É preciso ter muita responsabilidade, e o prefeito Gilberto Garcia está dando continuidade aos trabalhos, com competência e capacidade, atendendo as demandas do município. Parabenizo o prefeito Gilberto Garcia e toda sua equipe por este trabalho”, analisa. O secretário Luiz Carlos Sampaio afirmou ser um momento histórico para Nova Andradina, com a formação da primeira turma do CEMID, destacando a importância da informática e tecnologia na vida de todas as pessoas. “O CEMID está oferecendo além de educação, oportunidade e facilidade para o acesso à informática, abriu-se uma porta para que estas crianças comecem as primeiras experiências neste campo. Com certeza, no ano que vem iremos avançar mais. Nova Andradina está fazendo história, dando oportunidade a nossas crianças e jovens de competirem de igual para igual no mercado de trabalho, agradeço ao prefeito Gilberto Garcia pela sua visão, competência e sensibilidade”, defende. O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, afirmou que a caminhada do dia a dia é para ser feita encarando os desafios, e contando com apoio para enfrentar os obstáculos. Adriano destacou a beleza da obra do CEMID e a formação aos jovens, com inserção digital. “Em breve, quem não tiver acesso à formação digital, provavelmente terá muita dificuldade para ingressar no mercado de trabalho. Nossa população é trabalhadora, ordeira e aplicada, faltando apenas oportunidades. Essa oportunidade foi dada e agarrada com unhas e dentes por estas crianças que estão determinadas a aprender e melhorar a qualidade de vida não só delas, mas de toda a cidade”, analisa. O prefeito Gilberto Garcia falou sobre o projeto “Cidade Digital”, que está sendo desenvolvido para que toda população de Nova Andradina tenha acesso e facilidade de comunicação com internet gratuita. Gilberto Garcia rendeu homenagem ao ex-prefeito Roberto Hashioka, por ter tido a sensibilidade de construir o CEMID. “Já inauguramos salas de informática em todas escolas municipais, e agora formamos nossa primeira turma de jovens, isso é uma conquista. Temos duas categorias de analfabetos no Brasil, os que não sabem ler e escrever, e os que não tem conhecimento digital. Hoje, temos a oportunidade de oferecer esses conhecimentos para nossos alunos, e ficamos muito felizes. Agradeço aos pais pela presença e apoio aos seus filhos e desejo a todos uma noite muito boa”, conclui o prefeito Gilberto Garcia. Após a abertura, todos os estudantes que participaram do curso de informática básica receberam seus certificados.