Na tarde desta segunda-feira, o Prefeito Gilberto Garcia, acompanhado dos Secretários Fábio Selhorst e Umberto Canesque, visitou as dependências do Ciat, localizado na Rua Walter Hubacher.         A visita foi agendada para que o Prefeito pudesse acompanhar de perto as atividades realizadas pelos diversos órgãos que se intercomunicam objetivando proporcionar ao empreendedor, facilidades para ampliar seus negócios.         Iniciando a visita, o Prefeito recebeu informações da Sra. Maria Aparecida Valdez, do Ciat, que explanou as atividades que realiza, como a triagem de trabalhadores, colocação em vagas e recebimento de solicitações de trabalhdores, além da realização de vários cursos de formação profissional. Cida falou sobre os números de colocações realizadas nos quatro primeiros meses do ano, quando houve picos de empregos e que o retorno do Independência foi um fator muito positivo para que Nova Andradina voltasse a atingir os índices favoráveis de empregabilidade.         Visitando as salas do Banco da Gente, o Prefeito recebeu todas as informações da Sra. Débora Fernandes de Lima, agente de Crédito, e que é responsável pelo órgão em nossa cidade. Ela demonstrou os avanços das ações do Banco da Gente, nos últimos meses, quando houve uma interação mais estreita com o Ciat e o Procon, e que propiciou alcançar os melhores números, extrapolando a meta que sempre foi de 17 mil, mas que vem ultrapassando os 25 mil reais/mês, em empréstimos para empreendedores mini e de pequeno porte.         O Prefeito Gilberto determinou que a Secretaria de Desenvolvimento Integrado promova ações objetivando implantar, junto à Acina, meios para levar aos comerciantes as informações necessárias para o uso do Banco da Gente e do Ciat. “Precisamos interagir mais com os comerciantes para que possam se beneficiar tanto do Ciat, quando precisam de mão de obra, quanto do Banco da Gente, que pode oferecer recursos para ampliar as atividades”, disse o Prefeito.         No Ciat, além dos cursos profissionalizantes para aprimorar a mão-de-obra, mantém um cadastro permanente de bons trabalhadores prontos para ocupar as vagas tanto no comércio quanto na indústria, bem como na prestação de serviços.         Outro órgão instalado junto ao Ciat é o Procon, e o gestor João Ramos da Silva Júnior explicou ao Prefeito, que vem obtendo grandes resultados na solução de problemas levados pelos consumidores, uma vez que o comércio da região tem sido atencioso para com as reclamações levadas pelo órgão. Os números mostram uma grande procura, mas também demonstram que o empresariado tem sido sensível às reclamações. Mas continuam como campeões, os serviços de telefonia.         Para Gilberto Garcia, as novas instalações do Ciat são modernas, e mantém uma estrutura invejável, tanto para os cursos quanto para a realização de seminários e simpósios, mantendo um programa de apoio aos trabalhadores cujos resultados vem sendo extremamente satisfatórios. “Precisamos agora é de mais apoio dos empresários para que nos enviem as vagas existentes, para que possamos encaminhar os trabalhadores cadastrados”, disse a Sra. Aparecida Valdez.         O Prefeito, por sua vez, agradeceu a dedicação de todos os servidores ali lotados, informando que “esta estrutura tem contribuído para o desenvolvimento de Nova Andradina e vocês são responsáveis pelo bom êxito dos programas”, parabenizou ele e concluiu a visita, solicitando ao Secretário Fábio que promova as ações necessárias para continuar expandindo o alcance das ações dos órgãos ali lotados.