Em parceria com a Prefeitura Municipal e UFMS, Nova Andradina inicia processo de coleta seletiva do lixo Nova Andradina está implantando a coleta seletiva de lixo, visando diminuir a emissão de poluentes na natureza. A iniciativa, que está sendo implantada através de parceria entre Prefeitura Municipal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e catadores de Nova Andradina, que estão formando uma cooperativa, deve começar a vigorar no dia 04 de setembro. “Gostaríamos de coletar o lixo em todo o perímetro urbano de Nova Andradina. Entretanto, estamos fazendo esse projeto piloto num quadrante da cidade, para vermos o que pode ser melhorado, corrigido, para só então implantar a coleta em toda a cidade”, analisou o secretário Márcio Pereira Costa, da Secretaria de Desenvolvimento Integrado (SEMDI) uma das parceiras neste projeto. O Brasil, que de acordo com dados do IBGE de 2000 possui 169.799.170 habitantes, produz 228.413 toneladas de resíduos sólidos diariamente, estimado em 1,35 quilo ao dia por cada habitante do País. Segundo os dados, a Região Sudeste é responsável pela geração de 62% dos resíduos sólidos no País. O País é campeão mundial na reciclagem de latinhas, sendo que 95% passam pela reciclagem. “Nova Andradina tem essa consciência da importância da reciclagem. Temos certeza que a população irá participar desse processo, dando destaque para a cidade no contexto estadual”, afirma Márcio. Por região, a estimativa mostra que são produzidos 0,58 Kg/hab./dia para a Região Norte; 1,08 Kg/hab./dia para a Região Nordeste; 1,3 Kg/hab./dia para a Região Sudeste; 0,95 Kg/hab./dia para a Região Centro-Oeste; e 0,89 Kg/hab./dia para a Região Sul. Em Nova Andradina, a coleta será iniciada no quadrante que vai da Avenida Eurico Soares Andrade com a Rua Antônio Joaquim, subindo a Rua André Loyer, com a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, até a saída para o Distrito de Nova Casa Verde. “Entendemos que esse quadrante tem representantes de todas as classes sociais da cidade, desde área nobre até o mais humilde. Com isso, teremos uma avaliação precisa de toda a cidade”, argumenta Márcio. Vários são os benefícios com a implantação efetiva da coleta seletiva do lixo, já que o lixo é um dos maiores problemas em todo o Mundo. “A participação da população na questão do lixo é muito importante, já que essa questão é de responsabilidade de todos nós. Ainda existem os aspectos de saúde pública, evitando o aparecimento de vetores. Outro benefício é a geração de emprego e renda para esses catadores. Agora, o mais importante é a questão ambiental, pois estaremos dando a destinação correta para o lixo”, destaca Márcio. A Prefeitura Municipal, por determinação do prefeito Roberto Hashioka, estará fornecendo um caminhão para a coleta seletiva, irá confeccionar camisetas para os catadores, panfletos educativos que serão distribuídos nas residências para ensinar como separar o lixo para a coleta seletiva. “Todas as secretarias relacionadas estão participando deste processo, que será de grande importância para o município”, afirma Márcio. A UFMS está realizando em contrapartida um trabalho englobando ensino, pesquisa e extensão com os alunos. O primeiro passo foi realizar uma pesquisa sobre o destino do lixo, e também sobre o trabalho informal dos catadores. Com esse diagnóstico socieconômico, a UFMS apontou dados importantes para a implantação do projeto. “Percebemos que muitos catadores acabam acumulando o lixo em suas residências para ter quantidade suficiente para comercializar”, afirmou o professor doutor em Geografia, Marcelino Andrade Gonçalves, que é coordenador do curso de Geografia e professor no curso de História da UFMS. De acordo com professor Marcelino, para se obter sucesso no projeto, deve-se ter a adesão da população de Nova Andradina. Já foi preparada uma música, para que quando os catadores de lixo reciclável passarem, todos coloquem o lixo para ser recolhido. “Esse projeto depende muito da ampliação das parcerias. Porque não temos dinheiro, mas temos pessoas interessadas em trabalhar”, analisa. CATADORES – Os catadores de Nova Andradina já estão se organizando para trabalhar na coleta seletiva de lixo. Já foram cadastrados, conforme Marcelino, 47 catadores. Ainda foi formada uma diretoria provisória da cooperativa, que será presidida por Maria Neide Cabral Janeiro. A coleta será organizada para ser feita uma vez na semana, e não deverá ser feita a coleta de lixo orgânico neste dia.