A Secretaria Municipal de Saúde trabalha durante todo o ano para combater a dengue em Nova Andradina, com campanhas, realização de limpeza e recolhimento de entulhos que possam acumular água, além de borrifação do ‘fumacê’, visando combater o mosquito Aedes aegypti.         Todas as pessoas devem colaborar para combater os focos do mosquito, que todos os anos se proliferam no verão, em locais onde há água parada e limpa. O secretário municipal de saúde, Norberto Fabri Junior, afirma que combater o mosquito transmissor da dengue é dever de todos, e com pequenos cuidados, Nova Andradina não deverá passar por um novo surto de dengue, como o registrado há três anos, assim como em todo o País.         De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o momento, foram registrados 185 casos suspeitos de dengue, sendo que 33 casos são positivos.          Fique atento para os sintomas da dengue, que são febre, dor de cabeça e nos olhos, dos nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo o corpo, fraqueza, náuseas, vômitos e diarréia e em alguns casos, sangramento no nariz e gengiva. Caso você sinta os sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima.

VENÇA O MOSQUITO – Alguns cuidados simples que você deve tomar em sua residência são tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana. Se não for usar, coloque um quilo de sal grosso na parte mais rasa. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d’água em casa, mantenha-os limpos.         Caso não queira criar peixes, coloque água sanitária no aquário. Lave as vasilhas de água e comida de seus animais pelo menos uma vez por semana, com escova e sabão, verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os diariamente e se não estiver usando deixe-os fechados, retire a água e lave com sabão a bandeja externa da geladeira, não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água, guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo, entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os em locais cobertos e não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem guarde-os sempre em local coberto. “É fundamental que a população venha a contribuir, multiplicando a atenção no que se refere a não permitir as condições de proliferação do mosquito”, resumiu o secretário Norberto Fabri.         Não deixe este perigo tomar conta de sua casa. Faça a sua parte. Conscientize seus familiares e vizinhos a limpar o quintal e retirar todos os recipientes que acumulem água. Fique atento, o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, pode estar próximo a você.