O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) realizou na tarde de quinta-feira, dia 18 de junho, na Sala dos Conselhos, reunião para discutir vários assuntos relativos ao Meio Ambiente. Na oportunidade, o engenheiro civil Luiz Alberto Kriger apresentou a situação dos resíduos sólidos do município, bem como o projeto de destinação dos resíduos de construção civil. O engenheiro está fazendo a regularização de pendências do lixão de Nova Andradina, para que o local se torne um aterro sanitário licenciado, e durante a reunião, tirou as dúvidas dos conselheiros. Na sequência, foi discutida a questão do regimento interno do COMDEMA. Ficou definido que será encaminhada uma minuta para que os conselheiros façam a análise, e a pauta seja discutida na próxima reunião, agendada para o dia 09 de julho. Também foram apresentados os ofícios encaminhados pelo gestor da APA Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, em que consta o plano de aplicação do ICMS Ecológico para 2009, com as ações do plano de sinalização da unidade, criação do Comitê PREVFOGO, Realização de diagnóstico das áreas degradadas dentro da APA e Projeto de divulgação da APA Federal em reuniões municipais. Foi informado ao conselho que conforme a Lei Municipal nº 705/2008, que institui a Política Municipal de Meio Ambiente, em seu artigo 180, o COMDEMA será presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst. Participaram da reunião os conselheiros advogado Thadeu Modesto (representante dos Clubes de Serviços), professor Gláucio Hashimoto (representante da FINAN), secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst, engenheira agrônoma Cornélia Cristina Nagel (representante da SEMDI), engenheiro agrônomo e advogado Antônio Carlos Nascimento (representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Ivinhema - AEAVI), Maria Noemi Ferreira (representante da União das Associações de Moradores), Pedro Honaiser (representante da Secretaria de Infraestrutura), Jhoy Alves Leite (representante da Secretaria de Saúde/Centro de Controle de Zoonoses) e como convidados participaram a bióloga Fabiana Neri de Moura, o arquiteto Edson Ajala, o engenheiro civil Luiz Alberto Kriger Junior e o biológo Márcio André Switala (professor e coordenador de curso da CESNAN/FATEC).