A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira, dia 05 de abril, a vacinação contra a Influenza A (H1N1) para um novo grupo. Serão imunizados nesta etapa a população com idades entre 20 a 29 anos, totalizando 8.536 pessoas a serem vacinadas. No próximo sábado, dia 10 de abril, será realizado o Dia D, das 08 às 17 horas, no CEM, e em frente aos Supermercados Paraíso e Central.         Para as gestantes e doentes crônicos, a vacinação continua até o final da campanha, no dia 21 de maio. Já para as crianças de seis meses a menores de dois anos, o prazo para vacinar contra a Influenza A é até o dia 16 de abril, e a Secretaria Municipal de Saúde solicita aos pais ou responsáveis que levem seus filhos para receber a vacina.         As vacinas serão disponibilizadas em todos os oito Postos de Saúde da Família (PSF’s) em Nova Andradina e Nova Casa Verde e no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Para as crianças, as vacinas serão feitas apenas nas salas de vacina, e os demais, podem procurar o PSF mais próximo para ser imunizado contra a Gripe H1N1.         De 24 de abril a 07 de maio acontece simultaneamente a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, em que esta parcela da população, com mais de 60 anos, é imunizada contra gripe comum. Os idosos que apresentarem doenças crônicas também serão vacinados contra a Influenza A (H1N1), e de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, devem ser imunizados 868 idosos contra a doença.         Finalizando a campanha de vacinação, de 10 a 21 de maio, será vacinada a população com idades entre 30 a 39 anos, com previsão de 7.543 pessoas a serem imunizadas.         O objetivo da vacinação não é evitar a transmissão do vírus, que já está presente em 212 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos. O Ministério da Saúde tem vacina disponível para 91 milhões de pessoas. A expectativa é imunizar pelo menos 80% contra a gripe pandêmica. Em Nova Andradina, a vacinação está transcorrendo normalmente, com doses disponíveis para toda a meta da campanha.