A primeira reunião de 2011 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Nova Andradina (CMDR) ocorreu no dia 14 de fevereiro, às 13 horas na sala dos Conselhos. O Presidente do CMDR, Sr. Edílson Nantes apresentou a pauta das demandas dos conselheiros e produtores presentes.         Na sequência o Sr. Eder William representante do Banco do Brasil fez breve exposição sobre o DRS do Leite – Desenvolvimento Regional Sustentável – Programa do Banco do Brasil que integra toda a cadeia do leite em Nova Andradina e região, facilitando e agilizando a solução de problemas e o acesso ao crédito. Também foi proposto pelos conselheiros que o próximo DRS seja com hortifrutigranjeiros, para fomentar a tecnificação da cadeia produtiva na região. O engenheiro agrônomo Rodrigo, da AGRAER, informou o recebimento de orientação do Banco do Brasil, que a partir de 12 de junho de 2011 os produtores que não tiverem a Reserva Legal averbada, não poderão acessar crédito no banco. Informou ainda que a AGRAER elaborou 90 projetos PRONAF para a Teijin que correspondem as DAP’s (Declaração de Aptidão ao Pronaf) enviadas pelo INCRA até o momento.         Também pediram para participar da reunião os representantes dos Grêmio Estudantil do IFMS, os mesmos vieram ao CMDR para pedir apoio quanto a liberação dos alojamentos estudantis naquela instituição, que segundo os alunos está pronto, porém a reitoria não quer autorizar a utilização. O pedido de apoio ao CMDR se justifica pelo fato que os maiores interessados são os filhos dos produtores rurais que moram em assentamentos rurais e locais distantes do perímetro urbano e mesmo em outros municípios. Informaram que foi proposto à Câmara de Vereadores a realização de uma Audiência Pública para resolver o caso.         O engenheiro agrônomo Edmundo Minoru Tiba informou sobre o requerimento de abertura de uma antiga estrada que liga a MS 473 à Fazenda Santo Antônio (Energética Santa Helena) o que diminuirá a distância entre o Distrito de Nova Casa Verde e o instituto Federal de Ensino – IFMS em 25 quilômetros. O representante do Assentamento Santa Olga pediu providencias em relação às estradas, porém os demais produtores informaram que o problema está ocorrendo em todo o município, em função das chuvas. O mesmo pedido foi feito pelo representante do Bairro Umbaracá e Escolinha em relação as estradas. O Sr. Tiba informou ainda que a miniusina de pasteurização de leite instalada no PA Santa Olga recebeu a licença de operação. Também informou que o projetos sobre aquisição de mudas cítricas para o Assentamento Santa Olga foi aprovado e os 30 produtores a serem selecionados receberão as mudas no final de março ou início de abril. Outro projeto que está sendo elaborado é o plantio de feijão nesta mesma localidade.          Foi informado ainda que nesta quarta-feira (16) acontecerá a reunião sobre o SUASA a ser implantado pelos municípios que fazem parte do Território da Cidadania Vale do Ivinhema. O presidente do CMDR ainda perguntou aos produtores do PA Santa Olga como está a utilização do trator comunitário, segundo os produtores está sendo utilizado, mas no momento com o excesso de chuvas tem sido menor a demanda.