Os conselheiros do Conselho Municipal de Educação e o promotor da Infância e da Juventude, Dr. Marcos Alex Vera, reuniram-se na manhã desta sexta-feira, dia 16 de abril, na Sala Lúcia Andrade de Toledo Piza, para tratar sobre a indisciplina e violência nas escolas. Segundo a presidente do Conselho Municipal, Nair Lorencini Russo, afirmou que a reunião foi proposta devido à preocupação de todos os trabalhadores na Rede de Ensino em propor ações para conter a violência nas escolas.         Na oportunidade, o promotor Marcos Alex afirmou que em todo o País são registrados casos de indisciplina e violência, e que a reunião foi uma ótima oportunidade para discutir com o Conselho de Educação projetos para melhorar estas questões, além de expor que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante direitos, mas que as crianças e jovens têm seus deveres, como o de estudar e se adequar às regras de convívio social. “Devemos adotar medidas para romper esse círculo de violência”, define o promotor.         Marcos Alex acredita que o problema de indisciplina e violência nas escolas tem origem na estrutura familiar, falta de preparo dos profissionais de educação em lidar com os casos, além da falta de noção do próprio adolescente em ter responsabilidade sobre seus atos.         Durante a reunião, entre as propostas, estão a de promover um ciclo de palestras para tratar o tema indisciplina escolar, implantação de patrulha escolar, para garantir mais segurança, além de selecionar uma escola para desenvolver projeto piloto para conter a indisciplina.         O promotor Marcos Alex finaliza suas ideias afirmando que é fundamental que os pais estejam envolvidos neste trabalho, porque a responsabilidade da educação é dos pais, já que o Poder Público contribui com o desenvolvimento dos programas sociais, mas o papel de pai e mãe deve ser exercido pelos responsáveis pela criança ou adolescente. “Não podemos transferir a responsabilidade de educar para a escola, educação é responsabilidade dos pais”, afirma Marcos Alex.         A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto estará participando de todas as ações, auxiliando para combater a indisciplina nas escolas e conter a violência.