Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Sesi está realizando cursos sobre reaproveitamento alimentar do Cozinha Brasil Os cursos gratuitos em educação alimentar do Programa Cozinha Brasil, que estão sendo promovidos pelo Sesi, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, capacitaram 171 mulheres ao longo dos dias 02 a 05 de março. A capacitação está sendo realizada na Praça Brasil, ministrada pela instrutora do Sesi, a nutricionista Stefane Carvalho Fernandes, que ensina conhecimentos sobre reaproveitamento de alimentos, com receitas que aproveitam o que geralmente é jogado no lixo, como os talos e folhas de legumes, verduras ou frutas. São quatro turmas diárias, nos horários das 08 às 11h30, das 13 às 15h30, das 15h45 às 18h15 e das 18h30 às 21 horas. O prefeito Gilberto Garcia, visando proporcionar às mulheres conhecimentos para melhorar a qualidade de vida das famílias, firmou esta parceria para a realização dos cursos, através da Superintendência de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, em homenagem ao Mês da Mulher. Ainda dentro das atividades comemorativas, na sexta-feira (06) haverá a entrega dos certificados dos cursos durante a programação de abertura oficial da Feira Mulheres de Atitude, realizada na Praça Brasil, com abertura prevista para as 19 horas. E, além disso, serão oferecidas degustações das receitas do programa Cozinha Brasil. As mulheres estão muito felizes e animadas com os cursos, com um bom nível de aproveitamento dos conhecimentos oferecidos. A agente de saúde Simone Mobile, presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, afirmou que antes de iniciar o curso ficou apreensiva, porque imaginava que seria maçante, mas que superou suas expectativas com relação ao aprendizado. “O curso foi maravilhoso. Aprendi a ter um bom aproveitamento dos alimentos, recebi muita instrução em relação à alimentação, hoje tenho uma visão completamente diferente”, expõe. Selma Souza Santos disse que a sua participação no curso foi muito importante, pois teve a oportunidade de aprender e conhecer inovações no setor de alimentação. “A alimentação na minha casa vai mudar totalmente. Aprendi a economizar. Para se ter uma idéia, eu gastava uma lata de óleo por dia na minha casa, agora aprendi a fazer arroz utilizando apenas duas colheres de óleo”, comemora. Clarice Nunes Romero afirmou que o reaproveitamento alimentar foi uma dos conhecimentos mais importantes que recebeu durante o curso. Clarice disse que terá um aproveitamento integral dos conhecimentos recebidos, sabendo planejar as compras mensais e aproveitar melhor frutas, legumes e verduras. “Para mim esse curso foi dez. Muitas vezes, não sabemos como reutilizar as sobras do nosso alimento, e acabamos jogando fora ou mesmo estragando. Agora, saberei como aproveitar todos os alimentos”, conclui a participante do curso.