O Projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, UEMS, Numesp- Nucleo Municipal de Educação Especial, SESI e Núcleo de Tecnologias Educacionais.         O Projeto “O Uso das Webtecnologias por Deficientes Auditivos e Surdos” teve como objetivo geral, iniciar ou aperfeiçoar os participantes, não somente na operação do computador e da Internet, mas também do uso das TICs Digitais, em suas aulas, como também conscientizar a sociedade, que é possível promover a inclusão destas pessoas, nas diversas áreas do conhecimento. O projeto na visão específica, visou conscientizar os participantes da necessidade da inclusão digital na Sociedade do Conhecimento deste terceiro milênio, através de ações de letramento digital pertinentes ao exercício de sua missão como profissional de ensino, fortalecendo as noções básicas do funcionamento de um computador, no manuseio dos sistemas operacionais Windows e Linux, bem como dos respectivos editores de textos, geradores de apresentações e planilhas eletrônicas, trabalhando com temas transversais. Todo o conteúdo foi ministrado pelos acadêmicos do quarto ano do curso de Letras da UEMS: Eliane Francisca Alves da Silva, Josmar Ferraz de Souza, sendo que a explicação foi realizada através da linguagem fundamental para o desenvolvimento dos alunos, neste novo paradigma social e pela acadêmica: Gisele Fernandes ministrando para os alunos ouvintes da rede de ensino, promovendo assim a comunicação e inclusão entre os alunos surdos e ouvintes. O projeto foi iniciado no mês de março de 2009, vindo a ser encerrado no mês de novembro de 2010. O projeto contemplou em si, no total de 25 pessoas com deficiência auditiva e surdas.         Estiveram presentes, representando o Governo Municipal, a Secretária de Educação Nair Lorencini Russo; representando o SESI, o Sr. Carlos Diego Batista Dantas, representando a UEMS, o Gerente da Unidade de Nova Andradina, Sonner Funx de Figueiredo; representando o Numesp, a Sra. Elisana Tolentino Pereira Munhoz.        Após a entonação do Hino Nacional Brasileiro, que foi interpretado pelo Coral “Mãos que Encantam”, traduzido para a linguagem dos sinais, e reproduzido pela Professora de Libras, Eliane Francisca Alves da Silva, as autoridades entregaram os certificados e falaram sobre a importância do Projeto, que promove a inclusão social em sua mais pura acepção.         Todos salientaram a alegria por participar do resultado de um projeto educacional, que toma proporções muito maiores, quando visa também conscientizar a sociedade da importância de se incluir em seu seio, com todas as oportunidades, os deficientes auditivos e surdos.         Nair Lorencini Russo, falando em nome do Prefeito Gilberto Garcia, levou o abraço do Governo Municipal, que estabeleceu esta parceria, com o objetivo de ampliar as chances dos portadores de necessidades especiais, no caso os deficientes auditivos e surdos, também no mercado de trabalho. Parabenizou a todos e reafirmou o propósito de continuar lutando para que programas como este, tenham êxito e voltem a acontecer, na medida das necessidades da coletividade.         Os professores desejaram a todos que possam desfrutar dos conhecimentos obtidos, para que tenham sucesso nas suas novas empreitadas.        No encerramento, foi entoado o Hino de Nova Andradina, também interpretado pelo Coral “Mãos que Encantam”, todo ele formado por deficientes auditivos ou surdos.