O Secretário de Saúde, Tito José, em seu planejamento frente ao setor, tendo priorizado o atendimento à população, seguindo a determinação do Prefeito Gilberto Garcia. Mas a prevenção tem sido um dos destaques das atividades, porque entende o Secretário que “é mais objetivo e prático prevenir, e mais do que isto, evitar que a população venha a sofrer com epidemias ou proliferação de doenças que possam ser evitadas com a prevenção planejada de forma a realmente surtir os efeitos almejados”, diz Tito.         Por isso, tem seguido com extrema vigilância, os serviços de prevenção à Dengue. O Coordenador Municipal do Setor de Controle de Vetores, Marcelo Fagundes, explicou que já estão em seu penúltimo ciclo, as ações preventivas, que incluem as visitas em todas as residências, para se verificar a incidência do mosquito transmissor da doença; Marcelo explicou que 100% das residências foram visitadas, sendo que, na próxima sexta-feira, no Ponto Facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público, o ciclo deverá ser fechado com as visitas incluindo o Distrito de Nova Casa Verde, quando estão será feito o relatório final desta etapa.         Também, na sexta-feira, uma equipe de agentes foi destacada parai visitar as casas fechadas, e para tanto, foram contactadas as imobiliárias, a fim de que permitam a entrada dos agentes, nestas residências. Será então feita uma pesquisa, e ações de eliminação de depósitos removíveis e tratamento nos depósitos não removíveis, quando for encontrado o mosquito.          Segundo Marcelo, hoje Nova Andradina tem um registro de 0,030%, ou seja está dentro da meta proposta pela Vigilância Sanitária, que é menos de 1,0% de infestação. Marcelo diz que estão sendo encontrados focos intradomiciliares, ou sejam: nos vasos florais, bebedouros de animais, etc. Por isso, o trabalho de conscientização está sendo intensificado, para que se possam eliminar tais focos.        O trabalho de conscientização está sendo feito nas próprias residências, e no dia 3 de ovembro inicia-se o sexto ciclo, sendo que até o dia 5, será realizado o LIRA- Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti. Sobre o resultado do LIRA, serão programadas novas ações e atividades.        Mas, o que se pede e continua insistindo junto à população é que os cuidados sejam redobrados, pois as chuvas vem aí, e com elas, o grande problema da proliferação do mosquito. Hoje ele já sofreu mutações e pode se alojar até em águas sujas ou mesmo em depósitos úmidos, portanto, redobrem-se os cuidados para que possamos evitar a doença, que pode até matar.