A Coordenadora do Departamento de Cultura, Wanger Dantas, da Prefeitura de Nova Andradina, ligada à Secretaria de Educação, está agilizando o planejamento das atividades culturais para o ano de 2010. Eleita pelo Prefeito Gilberto Garcia como uma das grandes prioridades do seu Governo, a Educação como um todo, será destaque em todas as suas nuances. E o setor de Cultura estará também em evidência.         Para este ano, o calendário de eventos está recheado de projetos, que, no seu devido tempo, estarão concorrendo para ampliar a vitrine dos talentos novandradinenses. Já em abril, acontecerá o 3º Festival de Bandas e Fanfarras. Este evento, conforme já anunciou o Prefeito Gilberto Garcia, terá bandas de vários municípios convidadas para colorir ainda mais um dos grandes acontecimentos culturais de nossa cidade. Também, no dia 30 de abril, quando acontece o aniversário de instalação do município, poderá haver alguma atividade cultural. Em julho, deverá acontecer a Fejuna, e com ela, o Concurso Garoto e Garota Fejuna.         De acordo com a Coordenadora, o Prefeito determinou estudos para que se possa avaliar a viabilidade da realização dos dois festivais, o Festinova e o Cantanova, previstos em planejamento, para julho e agosto. Em setembro, iniciam-se os preparativos para a elaboração do projeto de decoração natalina e programação de aniversário da cidade. O Departamento tem programação que depende de angariar recursos, para a realização do Projeto Caça Talentos, com uma exposição de trabalhos, divulgação e premiação de redações, poesias, desenhos, esculturas, pinturas, tudo isto realizado no Museu Municipal Antonio Joaquim de Moura Andrade. O Projeto prevê a participação das escolas da cidade.         Em outubro, depois de aprovados os projetos de decoração natalina, deverão ser iniciados os trabalhos. Em novembro, deverá acontecer uma exposição dos trabalhos dos artistas plásticos locais, com temas a serem definidos, mas priorizando as paisagens da cidade e região.         Durante todo o ano acontecem os cursos de pintura em tecido e outros de dança relacionados nos diversos projetos mantidos pelo Departamento. Para o Museu Municipal, o Departamento estará verificando a possibilidade de um intercâmbio com outros museus e instituições relativas à história do Estado, para exposições e eventos culturais. Gilberto anunciou que este ano, pretende continuar o apoiamento de atividades culturais extradepartamento, promovidas por iniciativas individuais, pois acredita que “através da cultura estamos promovendo a difusão da própria história de nossa cidade, e principalmente, buscando fortalecer as oportunidades de demonstrar que Nova Andradina continua valorizando a arte e os seus talentos”, concluiu. O Prefeito estará se reunindo com o Secretário de Educação, Luiz Carlos Sampaio e a Coordenadora do Departamento de Cultura, para definirem as atividades do calendário de eventos.