Nem mesmo o sol forte da última quinta-feira (07) impediu que centenas de pessoas se reunissem para a comemoração da Independência do Brasil na área central de Nova Andradina. O ato cívico teve início às 8h e contou com o desfile de escolas da rede pública e privada de Nova Andradina, além de projetos sociais.
O objetivo da solenidade é comemorar o 195º Aniversário de Independência do Brasil e simultaneamente destacar a história do Estado do Mato Grosso do Sul, que comemora 40 anos de divisão do estado do Mato Grosso. As instituições apresentarão temas relacionados a Divisão do Estado, Cultura Sul-mato-grossense, Colonização, Culinária, Símbolos, Artistas e Personalidades, Fauna e Flora, Turismo, Governantes e Agronegócio.
A Banda Municipal Getúlio Vargas abriu o desfile Cívico e depois fez uma apresentação que deixou o público admirado.
Abrilhantaram o desfile, representantes de diversas instituições, sendo: Escolas Municipais, Estaduais e Privadas, APAE, Universidades, Polícia Militar, Ordem Demolay, SEMCIAS, Bombeiros, Aventureiros, Motociclistas, Instituto Federal e Reliqueiros. Participaram também as bandas de percussão das escolas Municipais, Estaduais e particulares da cidade e de Nova Casa Verde.
Houve também a participação dos projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, desfilaram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes e Serviço de Fortalecimento para idosos Aparecida Mourão Conviver.
Gilberto Garcia parabenizou as apresentações e destacou O desfile foi muito bonito, as escolas, instituições sociais, os reliqueiros, enfim, todos estão de parabéns. O ato representa a Independência do Brasil, mas como eu já disse em Nova Casa Verde, eu repito, a Independência é um marco muito importante, mas ainda não estamos livres de muitas coisas. Precisamos trabalhar muito para toda a população ter a sua independência financeira. Nós estamos fazendo esse trabalho na Assembleia Legislativa por vocês e por todo o Mato Grosso do Sul.
O prefeito Gilberto Garcia esteve presente acompanhado da primeira dama e vereadora Joana Darc, do vice prefeito Newton Luiz Nenão, além dos secretários municipais Julliana Ortega (SEMCIAS), Hernandes Ortiz (SEMADI), Roberto Ginel (SEMUSP), Norberto Fabri (Saúde), Júlio César Castro (SEMINFRA), Walter Fernandes (Finanças e Gestão), Emerson Nantes (Administração e Planejamento), Fábio Zanata (SEMEC) e Jozeli Chulli, secretária executiva de Políticas Públicas para Mulher.
Com a participação de escolas, entidades e programas sociais, os eventos são organizados pela Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), com o apoio das secretarias municipais de Cidadania e Assistências Social (Semcias) e de Saúde (SMS).
Prestigiaram o evento o assessor especial do Gabinete Vicente Lichoti, os vereadores Ricardo Lima, Deildo Piscineiro, Robertinho Pereira, Antônio Tomaz, Amarelinho, Wilson Almeida e Airton Castro.
História A independência do Brasil foi proclamada há 195 anos, no dia 7 de setembro de 1822, quando o então príncipe regente Dom Pedro I recebeu uma carta da corte real portuguesa que exigia retorno imediato a Portugal. Independência ou morte! , declarou às margens do rio Ipiranga o príncipe, mudando de uma vez por todas a história do Brasil, tornando-o um país independente.
História e Geografia do MS - O dia 11 de outubro marca a divisão territorial do Estado do Mato Grosso, localizado na Região Centro-Oeste do Brasil, em duas partes. Com isso, nasceu o Estado do Mato Grosso do Sul e permaneceu o Mato Grosso.
O novo Estado faz divisa com cinco Estados brasileiros, sendo eles: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de outros países, por estar localizado em uma região fronteiriça do Brasil. Os países limite de Mato Grosso do Sul são: Paraguai e Bolívia.