Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Nem mesmo o sol forte da última quinta-feira (07) impediu que centenas de pessoas se reunissem para a comemoração da Independência do Brasil na área central de Nova Andradina. O ato cívico teve início às 8h e contou com o desfile de escolas da rede pública e privada de Nova Andradina, além de projetos sociais.
O objetivo da solenidade é comemorar o 195º Aniversário de Independência do Brasil e simultaneamente destacar a história do Estado do Mato Grosso do Sul, que comemora 40 anos de divisão do estado do Mato Grosso. As instituições apresentarão temas relacionados a Divisão do Estado, Cultura Sul-mato-grossense, Colonização, Culinária, Símbolos, Artistas e Personalidades, Fauna e Flora, Turismo, Governantes e Agronegócio. 
A Banda Municipal Getúlio Vargas abriu o desfile Cívico e depois fez uma apresentação que deixou o público admirado.
Abrilhantaram o desfile, representantes de diversas instituições, sendo: Escolas Municipais, Estaduais e Privadas, APAE, Universidades, Polícia Militar, Ordem Demolay, SEMCIAS, Bombeiros, Aventureiros, Motociclistas, Instituto Federal e Reliqueiros. Participaram também as bandas de percussão das escolas Municipais, Estaduais e particulares da cidade e de Nova Casa Verde. 
Houve também a participação dos projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, desfilaram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes e Serviço de Fortalecimento para idosos Aparecida Mourão – Conviver.
Gilberto Garcia parabenizou as apresentações e destacou “O desfile foi muito bonito, as escolas, instituições sociais, os reliqueiros, enfim, todos estão de parabéns. O ato representa a Independência do Brasil, mas como eu já disse em Nova Casa Verde, eu repito, a Independência é um marco muito importante, mas ainda não estamos livres de muitas coisas. Precisamos trabalhar muito para toda a população ter a sua independência financeira. Nós estamos fazendo esse trabalho na Assembleia Legislativa por vocês e por todo o Mato Grosso do Sul”. 
O prefeito Gilberto Garcia esteve presente acompanhado da primeira dama e vereadora Joana Darc, do vice – prefeito Newton Luiz Nenão, além dos secretários municipais Julliana Ortega (SEMCIAS), Hernandes Ortiz (SEMADI), Roberto Ginel (SEMUSP), Norberto Fabri (Saúde), Júlio César Castro (SEMINFRA), Walter Fernandes (Finanças e Gestão), Emerson Nantes (Administração e Planejamento), Fábio Zanata (SEMEC) e Jozeli Chulli, secretária executiva de Políticas Públicas para Mulher.
Com a participação de escolas, entidades e programas sociais, os eventos são organizados pela Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), com o apoio das secretarias municipais de Cidadania e Assistências Social (Semcias) e de Saúde (SMS).
Prestigiaram o evento o assessor especial do Gabinete Vicente Lichoti, os vereadores Ricardo Lima, Deildo Piscineiro, Robertinho Pereira, Antônio Tomaz, Amarelinho, Wilson Almeida e Airton Castro.
História – A independência do Brasil foi proclamada há 195 anos, no dia 7 de setembro de 1822, quando o então príncipe regente Dom Pedro I recebeu uma carta da corte real portuguesa que exigia retorno imediato a Portugal. “Independência ou morte! ”, declarou às margens do rio Ipiranga o príncipe, mudando de uma vez por todas a história do Brasil, tornando-o um país independente.
História e Geografia do MS - O dia 11 de outubro marca a divisão territorial do Estado do Mato Grosso, localizado na Região Centro-Oeste do Brasil, em duas partes. Com isso, nasceu o Estado do Mato Grosso do Sul e permaneceu o Mato Grosso.
O novo Estado faz divisa com cinco Estados brasileiros, sendo eles: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de outros países, por estar localizado em uma região fronteiriça do Brasil. Os países limite de Mato Grosso do Sul são: Paraguai e Bolívia.