Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul mobilizaram estudantes do campus Nova Andradina para uma reflexão sobre a valorização da identidade negra, impulsionando a cultura da educação, a convivência e aceitação da diversidade.
A atividade, realizada na Câmara Municipal na noite de terça-feira (14), contou com a presença do vice-prefeito Newton Luiz Oliveira (Nenão). Na mesa de autoridades, também participaram o diretor geral, professor Claudio Sanavria, ex-presidente do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do IFMS, Marcela Santos, e a professora Adriana Smaniotto Chancella.
Nos discursos, todos ressaltaram a necessidade de promover ações de afirmação e renovação da luta pela dignidade da população negra e de defesa do direito à diferença e à diversidade étnico-racial.
Representando a secretaria de assistência social, a subsecretária de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS Josefa Ferreira de Almeida, ressaltou as ações do município na promoção da igualdade racial e do combate ao racismo institucional, com enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia e religião.
Entre as iniciativas, Josefa citou a inclusão de cotas raciais no próximo concurso público municipal de Nova Andradina e a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, em vias de aprovação.
O vice-prefeito Nenão enalteceu a importância do respeito à diversidade étnico-racial. A diversidade existe, é natural. O importante é cada um respeitar o espaço do outro, respeitar essas diferenças. Não podemos admitir preconceito ou qualquer ato de intolerância, de tentar desmoralizar ou associar o negro a algo negativo. E, infelizmente isso ainda se faz muito presente na sociedade, comenta. E conclui: A melhora das condições do negro passa não só das ações públicas, mas é resultado direto da organização do movimento negro e sindical e do crescimento da consciência racial. Por isso, a importância deste evento e da mobilização de todos, defendeu.
Após a fala das autoridades, o grupo Cia Storm fez uma apresentação de dança. O evento foi encerrado com a palestra de Romilda Pizani, do Grupo Trabalho e Estudo Zumbi (TEZ), com o tema População Negra: Desafios e Perspectivas.