Mato Grosso do Sul é um dos seis estados da federação que já contam com registros de empreendedores individuais em 100% dos seus municípios. De acordo com levantamento do Ministério da Previdência Social, o mesmo só acontece no Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima. No Brasil, eles já somam 556.908, que tem sido responsáveis por um salto na formalização empresarial. Em MS, dobrou o número de empresas abertas em relação a 2009: de janeiro a setembro deste ano já são 16.728 novos empreendimentos, destes 11 mil são pela nova modalidade jurídica.         Mas a informalidade ainda é representativa. Segundo o economista e técnico do Sebrae-MS, Jorge Tadeu Veneza, “estima-se que para cada empresa formalizada haja pelo menos duas na informalidade”, expõe. E uma ação conduzida pelo Sebrae neste mês de outubro pretende contribuir com este cenário: a Semana da Microempresa, que será realizada em todas as regiões do Estado.         Serão ao todo três semanas de atividades. O primeiro ciclo de eventos começa na região sul nesta terça-feira, 5 de outubro, em Nova Andradina, e segue até sexta-feira (8), passando por Ivinhema e Naviraí, com parceria das prefeituras e associações comerciais e empresariais das cidades. Serão dois dias de ação por localidade. “No primeiro dia, uma palestra geral expõe sobre o empreendedor individual e no dia seguinte a equipe fica à disposição dos interessados para tirar dúvidas caso a caso e realizar a abertura da empresa pelo Portal do Empreendedor”, explica Veneza.         A expectativa é formalizar através do EI pelo menos 1.500 trabalhadores sul-mato-grossenses durante o mês de outubro, quando todo o País comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5/10). “O foco é a formalização, mas vamos oferecer palestras e oficinas sobre abertura e gestão de empresas”, esclarece.         Na semana de 18 a 23, a ação acontece paralelamente em quatro regiões, envolvendo as cidades de Campo Grande, Bonito, Dourados, Mundo Novo, Corumbá, Camapuã, Sonora, Pedro Gomes, Coxim, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Costa Rica, Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Cassilândia, com capacitações e atendimento individual. De 26 a 29, o evento será em Amambaí, Ponta Porã e Maracaju.         No ano passado o Dia da Micro e Pequena Empresa foi comemorado pelo Sebrae-MS com atividades em 12 municípios. Nesta edição serão ao todo 22 cidades a receberem a ação. “Este salto na abertura de empresa colabora com o desenvolvimento do Brasil, pois reduz o nível de informalidade, dando ao pequeno o acesso às oportunidades do mercado formal”, destaca Veneza.

SERVIÇO – Em Nova Andradina a palestra “Entendendo a Lei do Empreendedor Individual” acontece dia 5 no Auditório do Senai e o atendimento será no dia 6 CIAT - Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador. Em Naviraí, será dia 6 na Associação Comercial e Empresarial e dia 7 no CIAT, do Banco da Gente. Já em Ivinhema a palestra acontece dia 7 no auditório da Câmara Municipal de Ivinhema, Av. Panamá, 389 – Piravere, com atendimento no dia 8 no CIAT local.          As palestras acontecem sempre das 19h às 21h e o atendimento das 8h às 16h. A participação nas atividades da Semana da Microempresa é gratuita. Mais informações e cronograma completo pela Central de Atendimento do Sebrae no 0800-570-0800.