Uma proposta de criação de um programa de regularização ambiental das propriedades rurais em todo o município de Nova Andradina foi apresentada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMAC, em uma reunião que contou com a presença da deputada Dione Hashioka (PSDB), do Secretário Carlos Alberto Said Menezes (SEMAC), Engenheira Cornélia Cristina Nagel e Fábio Maurício Selhorst, Secretário Municipal de Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina. A ideia já havia sido apresentada à Diretoria do Sindicato Rural e ao Polo de Desenvolvimento Sustentável da Região de Nova Andradina e conforme Selhorst foi bem recebida pelas instituições. Conforme Dione Hashioka, a proposta visa facilitar aos produtores rurais, a regularização ambiental. “Os custos de tal processo inviabiliza sua realização”, disse a Deputada lembrando que produtores rurais de vários municípios enfrentam tal situação. Fábio Selhorst lembra que as pressões oriundas da legislação ambiental e do mercado não deixam aos produtores rurais outro caminho que não a busca pela regularização ambiental de suas propriedades, restando tentar fazê-lo de maneira economicamente viável e que possa se transformar em vantagem competitiva para os produtores, para a agroindústria local e para o município. Com o projeto, espera-se reduzir os custos do trabalho de regularização visto que o mesmo seria feito de forma coletiva, o que deve possibilitar menores despesas com serviços técnicos e taxas cobradas por órgãos como o IMASUL. As vantagens competitivas seriam resultantes da iniciativa de mobilização das partes envolvidas e do compromisso de encaminhar solução para os problemas identificados, o que certamente contribuiria para que a produção do município estivesse livre de entraves ambientais. O programa possibilita também o acesso a diversas linhas de financiamento visando o financiamento de atividades que vão desde o mapeamento por satélite e identificação de irregularidades e oportunidades, até a recuperação de áreas degradadas e reposição florestal. O secretário afirmou também que a possibilidade de associar a imagem do município à responsabilidade ambiental também é um excelente motivo para a implantação do programa. As autoridades entendem que muitas ações estão em andamento e o diferencial seria fazer um projeto piloto normatizando todas as ações, podendo ser referência para os demais municípios. Dione Hashioka elogiou a proposta que apresenta soluções para redução dos investimentos dos pequenos produtores. “Este é mais um programa que conta com nosso apoio porque ajuda, principalmente os pequenos pecuaristas que já sofrem as conseqüências e intempéries que inviabilizam a produção ou o escoamento da mesma”, disse a Deputada. Participaram também da reunião; o Secretário adjunto Márcio Campos Monteiro; Dr. Isaías Bernardini, Diretor da Biosul – Associação de Produtores de Bioenergia de MS que ficará a disposição para novos contados e ações; e Valéria Cristina Veiga Lisita, Engenheira Florestal da Brasil Wood.