Já completamos 114 dias de Gestão e o trabalho continua. Hoje vamos apresentar tudo o que já foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina que tem Norberto Fabri à frente como secretário.
Já foram realizados mais de 20.000 atendimentos para os munícipes dentre estes foram 2.077 Ultrassonografias, 3.500 atendimentos odontológicos, e os demais 14.000 atendimentos em se tratar de consultas com profissionais de nível superior (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogas).
De solicitações de consultas e exames autorizados pela Central de Regulação Estadual Dourados e Campo Grande foram 857 no total, proporcionando aos usuários atendimento especializados da qual não dispomos no município.
A humanização é um dos fatores de maior preocupação do prefeito Gilberto Garcia e pensando nisso, a Secretaria de Saúde ofereceu uma capacitação aos servidores públicos que foi viabilizado junto a ETSUS Escola Técnica do SUS Prof. Ena Araújo Galvão a capacitação Aperfeiçoando as relações interpessoais nos serviços públicos de saúde. Todos os recepcionistas da rede pública de saúde participaram e foi enfatizado o acolhimento e ressaltado a importância do servidor para os serviços de saúde.
Além desses serviços, muitos outros foram trabalhados pela equipe da secretaria para melhorar a Saúde Pública de Nova Andradina e não podemos nos esquecer que a vigilância de vetores realizou 41.984 visitas em imóveis. Foram recuperados 1.168 imóveis e encontrados 1.072 focos que foram eliminados.
Confira abaixo tudo o que foi trabalhado nesses primeiros meses de gestão de 2017.
Gerência de Atenção à Saúde
1. Comemoração alusiva ao mês da Mulher: Abertura de todas as ESFs no dia 08/03 no período noturno oportunizando o atendimento a mulher, com consultas de Enfermagem, Médica e Odontológica e coleta de Exame Preventivo. Abertura da clínica da Mulher no sábado dia 11/03 ara realização de coleta de exame preventivo.No dia 31/03 houve encerramento do mês da mulher com palestras as servidoras da SMS com o tema Cuidando do corpo físico, psíquico e espiritual.
2. Inicio de projeto da caminhada na Estratégia Saúde da Família Irman Ribeiro, todas as terças-feiras às 07:00 horas na praça do Projeto conviver.
3. Efetivação do Atendimento da Academia da Saúde: Grupos terapêuticos com a Fisioterapeuta. Atividade física direcionada aos grupos prioritários: Hipertensos, Obesos, Diabéticos e população geral, grupos com pacientes do CAPS, grupos de futebol com pacientes da APAE.
4. Fortalecimento da Rede de Atenção através de reunião intersetorial entre a SMS: CAPS, Hospital Regional, toda Atenção Especializada com o CRAS e CREAS, representados pela SEMSIAS.
5. Realização de Oficinas com todas as Equipes de Saúde da Família e Centro de Especialidades Odontológicas para realização de Autoavaliação dos serviços e planejamento de melhorias para acesso e qualidade da assistência a população.
6. Palestra educativa sobre Hanseníase para todos os profissionais da Rede.
7. Reunião com as Equipes de ESFs para assistir juntos as Web Aula do Telessaúde, para melhorar o processo de trabalho junto a população.
8. Descentralização da entrega de medicação para hipertenso, diabético e saúde mental nos dias de atendimento em grupo no ESF Morada do Sol.
GERÊNCIA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS
Em se tratar das ações desenvolvidas pela Gerência de Ações Estratégicas, gerência esta que possui em suas atribuições a elaboração dos relatórios de gestão e prestações de contas, ambos relatórios finalizados e apresentados dentro do prazo estabelecido pela Lei Complementar nº 141 de 13 de Janeiro de 2012 torna-se no instante possível apresentar a:
1. Elaboração Relatório Quadrimestral;
2. Elaboração e envio Relatório de Gestão Anual,
Em ações que priorizam o atendimento ao usuário, cabe ressaltar os números de atendimentos realizados no 1º trimestre de 2017 na Rede Especializada de Saúde (Laboratório Municipal, CEO, CRSM);
1. Mais de 20.000 atendimentos para os munícipes de Nova Andradina dentre estes: 2.077 Ultrassonografias, 3.500 atendimentos odontológicos, e os demais 14.000 atendimentos em se tratar de consultas com profissionais de nível superior (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogas);
2. 857 solicitações de consultas e exames autorizados pela Central de Regulação Estadual Dourados e Campo Grande, proporcionando aos usuários atendimento especializados da qual não dispomos no município;
3. 3.900 coletas de exames laboratoriais, estratificando um total de 28.571 exames executados no Laboratório Municipal Nacim Abrão;
4. Pensando na Educação Permanente / Capacitação dos servidores públicos, foi viabilizado junto a ETSUS Escola Técnica do SUS Prof. Ena Araújo Galvão a capacitação Aperfeiçoando as relações interpessoais nos serviços públicos de saúde, para todos os recepcionistas da rede pública de saúde, enfatizando o acolhimento, e ressaltando a importância este servidor para os serviços de saúde.
GERÊNCIA ADMINISTRATIVA
1. Restruturação da gestão dos suprimentos, para proporcionar mais eficiência, transparência e melhoria na comunicação de onde buscar ajuda para solucionar problemas do cotidiano:
2. Almoxarifado central, para melhorar o controle.
3. Alteração no processo de entrega dos medicamentos na secretária, para solucionar as demandas dos pacientes o mais breve possível.
4. Processos de compra e serviços para atender os colaboradores e usuários do SUS.
5. Levantamento e notificação dos problemas de infraestrutura encontrados nas unidades de saúde.
GERÊNCIA VIGILANCIA
1. Vigilância de vetores realizou 41.984 visitas em imóveis, foram recuperados 1.168 imóveis e encontrados 1.072 focos que foram eliminados.
2. Contratação de 30 pessoas para a equipe do mutirão, que recolheu dois caminhões cheios por dia de possíveis criadores.
AUDITORIA
1. Levantamento das urnas das unidades de saúde para avaliação das sugestões, reclamações e elogios dos usuários
2. Relatório dos procedimentos realizados no Hospital Regional.