Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil é a base para a renovação e o aprimoramento da educação infantil como um todo. Tem o objetivo de criar um currículo único e por assumir um forte sentido estratégico nas ações de todos os educadores, bem como dos gestores de educação, integra o debate da Secretaria Municipal de Educação.  

Direcionados pela coordenação da Educação Infantil em Nova Andradina, o debate sobre o documento aconteceu na última sexta-feira (11), na Escola Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade. De acordo com a coordenadora Maria Cleide Davi Nogueira os trabalhos em âmbito municipal foram direcionados aos professores, coordenadores, diretores, escolas e CEINFs que integram a modalidade de ensino. “A importância do estudo é contribuir de forma produtiva com sugestões, concordando ou discordando com o que foi proposto pelo MEC. Como a Educação Infantil é a base da vida escolar, acreditamos que deve ser bem sólida”, avalia a coordenadora.

Para a secretária Nair Lorencini Russo, o estudo da BNCC faz parte de um debate necessário e importante para os profissionais que integram a rede municipal. “A educação é um desafio permanente que temos superado com sucesso, pois aliamos o dinamismo de nossos profissionais à seriedade da administração pública municipal, junção que serve cada vez mais de estímulo para a Semec”, ressalta a gestora.

A discussão da Base Nacional atende às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais e ao Plano Nacional de Educação. A versão inicial do BNCC apresentada pelo MEC propõe um amplo debate do que poderá ser a Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Este documento reúne direitos e objetivos de aprendizagem relacionados às quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática – e seus respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação básica.

A Base Nacional Comum é constituída pelos conhecimentos fundamentais aos quais os estudantes brasileiros devem ter acesso para que seus Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento sejam assegurados.