A Educação Infantil é um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro. Levado a sério em Nova Andradina, tem sido destaque nos Centros de Educação Infantil, que constituem espaços educativos favorecendo o desenvolvimento das potencialidades latentes de todas as crianças que os frequentam.         Articulações de políticas sérias, específicas para o trabalho nesses centros educativos são importantes, uma vez que, por meio delas é possível dar à criança condições de desenvolverem social e culturalmente, num ambiente privilegiado, dentro de um contexto em que as famílias e funcionários convivam construtivamente. Essa é a visão do Prefeito Gilberto Garcia: proporcionar melhorias para a Educação Infantil, para o que é preciso apenas um olhar carinhoso, que é o principal instrumento para criar dentro dos CEINF’s, toda a estrutura necessária a essas práticas.         A Secretaria Municipal de Educação vem percorrendo um a trajetória louvável de atendimento à criança. Desde 1993, quando se criou a primeira creche pelo então prefeito Francisco Maniçoba, a Creche Cantinho Feliz. Em 1998, surgiu a Creche Sonho de Criança, oriunda da extinta creche Filhote Feliz, mantida pelo Lions Clube. O Prefeito Ortega criou a Creche Paulo Silveira Fattor e Roberto Hashioka consolidou o setor com a implantação da Mundo Encantado, Pedacinho do Céu, Elizabeth de Robiano, Prof. Luiz Carlos Sampaio.          Dando seguimento, Gilberto Garcia criou três novos CEINF`s Profª Laurecy Tomazinho, Educar para Crescer e Pequeno Príncipe I, no Distrito de Nova Casa Verde. Atualmente, são 9 creches que atendem 884 crianças.         Os CEINF’s estão organizados para atender crianças de 4 meses a 3 anos nas creches e na pré-escola, de 5 anos. Os profissionais que atuam nas creches e escolas infantis recebem capacitação continuada, e todos os professores possuem formação na área. A coordenadora da Educação Infantil, Professora Maria Irene Basso Travensolo informa que a estrutura física é uma das mais avançadas, e o Prefeito Gilberto Garcia está determinado a dotá-las todas elas, de sede própria. Atualmente, a maioria está em prédios perfeitamente adaptados às necessidades das crianças. São edificações modernas, práticas e que se ajustam ao projeto de bem educar e formar os pequenos alunos.         Percebe-se que há vários motivos que levam os pais a optarem por deixar seus filhos aos cuidados dos CEINF’s: a credibilidade, a necessidade, a orientação médica, o conhecimento em relação ao desenvolvimento infantil e as políticas públicas que levam a Administração a olhar de forma diferenciada para a realidade.         Para Gilberto Garcia, “priorizar a criança é apostar no futuro grandioso de Nova Andradina”, e “cuidar dos filhos dos cidadãos novandradinenses é respeitar a sociedade, como um todo”.         Os profissionais da Educação Infantil estão aptos para esta missão, e mais do que isto, estão preparados para o grande desafio de formar cidadãos prontos para enfrentar o amanhã, e garantir que Nova Andradina continue a avançar sempre, na direção do seu destino glorioso.