No dia 16 de outubro do ano passado, o Prefeito Gilberto Garcia oficializou a doação de cerca de 15.500 m² de área para a Bio Access, que vai implantar o sistema de tratamento de lixo hospitalar em Nova Andradina. O Município é o primeiro no Estado a adotar o tratamento especializado do lixo hospitalar e uma das cidades pioneiras no País. O Prefeito Gilberto Garcia atende assim, com prioridade, a exigência legal que determina que se dê destinação correta aos resíduos.         Após este período em que a empresa buscou agilizar as providências legais necessárias para a implantação da empresa, os diretores Cristiano Rodrigues, Edson Vieira (gerente geral da região), estiveram em reunião com o Prefeito Gilberto Garcia, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst. A visita ocorreu neste dia 5 de fevereiro, no Gabinete do Prefeito, oportunidade em que foram discutidos detalhes da implantação do empreendimento por parte da Bio Access.         De acordo com o Sr. Cristiano, a empresa está preparada para iniciar a construção da sede, com lançamento da pedra fundamental. As licenças necessárias já estão de posse da empresa, e nas próximas semanas, já haverá novidades, de acordo com o Diretor.         O Secretário Fábio explicou que o Prefeito pediu aos empresários que agilizem os procedimentos para iniciar a operação de coleta e tratamento do lixo hospitalar e resíduos sólidos, pois Nova Andradina continua a trabalhar de maneira ágil e positiva, para que a empresa tenha acesso e facilidades no desenrolar de toda a documentação exigida junto aos órgãos ambientais.         Por seu turno, o gerente regional da Bio Access comentou que Nova Andradina vem sendo destaque em nível nacional pela ousadia em implantar o sistema pioneiro de coleta e tratamento de lixo e resíduos sólidos. “Até em Brasília os comentários são os mais auspiciosos possíveis, com relação a esta implantação”, falou o empresário.         A Bio Access atua nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com consultoria ambiental, nos municípios de Ivinhema, Campo Grande, São Gabriel d’Oeste, Chapadão do Sul e Três Lagoas.         Em Nova Andradina a Bio Access deverá dar destino correto do lixo hospitalar. Haverá incineração e com isto um tratamento completo, sem nenhum impacto ambiental, sendo que os resíduos terão destinação final adequada, sob a responsabilidade da empresa. “Este processo coloca Nova Andradina numa vitrine, saindo na frente, num processo que será monitorado e cujo resultado final minimizará o impacto causado no meio ambiente”, falou Fábio Selhorst.         Segundo Cristiano, serão investidos R$ 3 milhões em Nova Andradina. Atualmente o Município produz 30 toneladas de lixo ao mês e que terão destino correto, a partir da implantação do serviço da Bio Access. Logo após o início da construção da sede, deverá ter início a construção do incinerador, com recursos originários do BNDES. A empresa pretende gerar mais de 60 empregos que vão se ampliar de forma indireta. A capacidade será para 50 a 60 toneladas/mês. Os municípios vizinhos poderão aderir ao programa.         O Prefeito Gilberto Garcia, dirigindo-se aos diretores da Bio Access falou de sua expectativa quanto ao sucesso do empreendimento e reafirmou sua convicção de que haverá adesão imediata dos municípios da região o que “virá fortalecer o trabalho a ser realizado, cujo benefício maior é para o povo, com relação à Saúde Pública. Não pouparemos esforços para agilizar a efetivação desta implantação”, concluiu o Prefeito, ao finalizar a audiência.