Na semana passada, o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, juntamente com a Fundação Estadual de Cultura, diversos cursos nas mais diversas áreas culturais.      O encerramento se deu no sábado, especialmente no que se refere aos cursos de Produção de Documentário (produção, gravação e edição com áudio-visual) e a Oficina de Documentários (roteiro, pesquisa, argumento e direção).      Os cursos foram ministrados pelos professores Renato e Giuliano, da própria Fundação de Cultura, dos dias 16 a 23 de outubro, no próprio Departamento de Cultura, mais especificamente na Sala Lúcia de Toledo Piza.      No sábado, no encerramento, quando se verificou uma pré-estréia do documentário, houve a participação de acadêmicos da UEMS, que normalmente ali se reúnem para assistir filmes, projetados pela instituição. O tema do documentário realizado foi a Terceira Idade, intitulado “Além da Juventude”, e as pesquisas foram realizadas no Projeto Conviver e no Lar Sagrado Coração de Jesus (asilo de Nova Andradina). O resultado foi além das expectativas e os participantes agradeceram pela excelente oportunidade de iniciarem uma nova profissão, com conhecimento e prática alicerçados durante o curso.       De acordo com Wanger Dantas, coordenadora do Departamento de Cultura, os cursos estão sendo realmente muito bem aproveitados e a participação tem sido bastante eficiente. Há novos cursos programados para novembro, e mais uma vez, as inscrições gratuitas devem ser realizadas no próprio Departamento.