Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Na última semana, as profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Nova Andradina participaram de uma capacitação com a Psicopedagoga Institucional e Clinica e especialista em Educação Especial, Maria Antônia Alves Portela Souza. A atividade aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal.

Conforme informações da coordenação do CREAS, vários assuntos foram debatidos, além da troca de ideias e avaliação prática. Na temática principal, foram abordados os direitos violados, com foco na elevação da autoestima, no alívio do estresse emocional, e ainda sobre como amenizar a carga negativa, que muitas vezes é absorvida durante os atendimentos. Também foram abordadas as intervenções e a busca ativa e nas visitas domiciliares, entre outros assuntos.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Jozeli Chuli, o treinamento tem como finalidade capacitar os profissionais afim de proporcionar um melhor atendimento à população. “As dinâmicas e vídeos com conteúdo motivacionais demonstram de uma forma didática a importância de cada membro de uma equipe para que todo o conjunto atinja o sucesso”, justifica.

O projeto que teve início em março deste ano e tem como periodicidade, encontros quinzenais com duração de três a quatro horas de atividades. As capacitações prosseguem até dezembro e são realizadas através de dinâmicas, momentos de reflexão, renovação de energia positiva, interação com a equipe, diversão, alegria, aprendizado e paz.

Para Fabiana Barbosa, coordenadora do Creas, o trabalho de assessoria é muito importante. “Nós técnicos que estamos na linha de frente, ou seja, no atendimento a pessoas com direitos violados, sofremos com um desgaste emocional muito grande e, com a realização deste trabalho, o nosso estresse, ansiedade, acaba contribuindo na reposição das nossas energias, reforçando nossa relação entre a equipe”, finalizou.