Os alunos do 2º ano E, da Escola Municipal Luis Cláudio Josué, de Nova Casa Verde, estão classificados para a etapa nacional do Programa Sescoop/Cooperjovem, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com o projeto “Cooperando com a leitura”.         Na última quinta-feira, dia 25 de novembro, estiveram em Campo Grande, no Hotel Concord, parte da equipe de gestão da unidade escolar, professores e membros representantes da Coopavil, de Nova Andradina, parceira do projeto, participando da fase estadual, com a entrega das premiações.         De Mato Grosso do Sul, foram classificados três projetos, sendo um de Nova Casa Verde, a única escola pública, e outros dois de escolas particulares de Dourados e Naviraí. No dia 12 de dezembro, os classificados irão à Brasília, quando participam da etapa nacional, na sede da OCB, concorrendo à prêmios.         De acordo com a diretora da Escola Municipal Luis Cláudio Josué, Ana Maria Alves da Silva, vários projetos foram desenvolvidos na instituição, porém dois deles tiveram destaque, um que visava a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, e o outro, o gosto, o prazer, o hábito da leitura com os pais e na escola, e a busca pelo conhecimento.         O projeto “Cooperando com a leitura” foi elaborado pela professora Janete de Andrade Souza Garcia e desenvolvido pelos alunos do 2º ano E. De acordo com a professora Janete, o principal objetivo do projeto é desenvolver a competência da leitura, o envolvimento dos pais, a união dos alunos e trabalhar o cooperativismo no ambiente escolar. “A cooperação termina com as brigas, porque reduz a violência e gera um clima de cooperação mútua, tornando-os mais humanos e solidários, desse modo trabalhei a cooperação na sala em função dessas necessidades”, analisa a professora.         O prefeito Gilberto Garcia destaca a educação do município como prioridade número um do seu governo, capacitando e oferecendo cursos de aperfeiçoamento aos docentes, investimento na infraestrutura das unidades, inserindo a todos na era tecnológica, através dos laboratórios de informática, e vem colocando em prática várias atividades e ações para melhorar o ensino, e o resultado são prêmios conquistados em várias modalidades de competições.