A Escola Municipal Efantina de Quadros realizou na noite de quarta-feira, dia 15 de dezembro, a solenidade de formatura dos concluintes do Ensino Fundamental, para as turmas de 9º ano e do Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Salão São José.         Estiveram presentes a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Nair Lorencini Russo, representando o prefeito Gilberto Garcia, diretora da Escola Efantina de Quadros, Mara Ivane Costa, diretora adjunta Adriana Palhoto, as coordenadoras pedagógicas Elizabeth Mendes Batista, Marilda Antunes de Freitas, Edneia Honaiser, além dos professores da escola municipal.         A diretora Mara Ivane Costa afirmou ser uma noite especial, pois a formatura não é somente uma festa em homenagem a primeira de muitas conquistas, mas também marca um rito de passagem. “Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas. Esta noite confirma que todos os esforços concentrados em prol de uma boa educação valeram a pena para a construção do caráter de cada um dos alunos, na escola da vida”, declara.         A secretária Nair Lorencini Russo falou da superação das barreiras, afirmando que todos os alunos são vencedores por conseguirem concluir uma etapa de suas vidas escolares, e que agora irão ingressar num novo projeto de ensino, visando a profissionalização. “Agradeço imensamente ao prefeito Gilberto Garcia, por acreditar que a educação é o caminho para o futuro de sucesso e desejo que todos vocês, formandos, cumpram seu papel e ajudem a construir uma sociedade cada vez mais forte”, afirma.         A oradora da turma, a aluna Joice Aparecida Reale Fonseca, afirmou que a escola ensinou-os a caminhar juntos e dividir as alegrias e tristezas, tornando-os uma família, e que a formatura é o momento da despedida, em que cada aluno seguirá o seu caminho em rumos diferentes. “Que nossa despedida seja um eterno reencontro, pois a amizade ultrapassa o espaço e o tempo e continuaremos o nosso sonho sendo sempre conquistadores”, disse.         Receberam certificados de conclusão do Ensino Fundamental cerca de 120 alunos, além dos concluintes do Educação de Jovens e Adultos (EJA).