A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec), realizou na manhã desta terça-feira, dia 05 de outubro, a comemoração do Dia das Crianças.         O prefeito Gilberto Garcia, a primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, secretária de Educação, Nair Lorencini Russo, diretora geral da Semec, Suely Arraes, o diretor da unidade escolar, Delmiro Bonin, além da equipe da escola estiveram nesta manhã com as crianças, participando das comemorações.         A festa foi iniciada com uma apresentação de fantoches, intitulada “Dia das Crianças”, coordenada pela professora Paula.         O diretor da Escola Ministro Marcos Freire, Delmiro Bonin, agradeceu ao prefeito Gilberto Garcia por mais um ano ter proporcionado uma festa especial para todas as crianças, “pois é um momento muito especial para todos”, declarou. Delmiro ainda falou sobre as conquistas dos alunos da escola, que têm sido destaque em concursos municipais, estaduais e nacionais, sempre recebendo prêmios, destacando o último prêmio recebido, na Semana do Trânsito, que tratou este ano sobre o tema “Comportamento dos Cidadãos no contexto do trânsito e faixa de segurança”, em que a aluna Gabriella Venâncio Medeiros, do 2º ano, participou na categoria desenho, e conquistou o 1º lugar no município e o 1º lugar no Estado, ganhando duas bicicletas como prêmios, e a escola ganhou um kit esportivo e uma câmera fotográfica digital.         A secretária Nair Lorencini Russo afirmou que com muita determinação, o Governo Municipal está realizando mais um ano as festas para as crianças da Rede Municipal, fazendo um agradecimento especial ao prefeito Gilberto Garcia por todos os investimentos que estão sendo feitos na educação municipal. “Hoje, teremos uma festa completa, com bolo, lanches, refrigerante e sorvete à vontade para todas as crianças”, afirma.         O prefeito Gilberto Garcia disse que é muito bom estar mais uma vez com os alunos da Escola Municipal Ministro Marcos Freire, que tem um nível educacional muito alto. “Nossos professores estão preparados para ensinar, a educação deve vir de casa”, declara. O prefeito ainda lembrou emocionado do secretário Luiz Sampaio (que faleceu recentemente), que no ano passado fez questão de visitar todas as escolas juntamente com ele e comemorar o Dia das Crianças com todos os alunos.         Gilberto afirmou que a festa é um momento fora das atividades que são realizadas diariamente na escola, para que as crianças possam ter essa confraternização sadia. “Vocês são a garantia de que Nova Andradina está contribuindo para que as crianças de hoje, os jovens de amanhã e os adultos do futuro, estejam preparados para enfrentar a vida. Aqui vocês recebem ensinamentos de ponta, dentro das nossas limitações, mas com toda garra e determinação, temos oferecido sempre o melhor a todos vocês”, declarou o prefeito.         Finalizando suas palavras, o prefeito Gilberto Garcia pediu que as crianças aproveitem o dia de brincadeiras, mas que o estudo seja levado à sério, pois “vocês tem a sede do saber”. “Aqui vocês fazem a diferença. Espero que vocês continuem empenhados em virem à escola, estudem bastante, pois o investimento é no futuro, e sei que Nova Andradina sentirá orgulho de cada um de vocês”, conclui.         Ainda foi realizado o sorteio de uma bicicleta, que a primeira-dama Joana D’Arc conquistou através de seus parceiros. O aluno Clodoaldo Veiga Teixeira, do 6º ano, foi o ganhador, que ficou muito feliz com o prêmio. Todas as crianças aproveitaram bastante o dia especialmente preparado para elas.

ESCOLA PREMIADA – A Escola Municipal Ministro Marcos Freire tem orgulho de seus alunos, que vem se destacando em concursos e avaliações de desempenho.          Em 2009, a escola conquistou o 2º lugar no Concurso Municipal do Meio Ambiente, recebeu moção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, 2º lugar no Concurso Estadual do Programa Cooperjovem, 1º lugar no município na Avaliação Municipal, 1º lugar no município na Avaliação do Gestar (9º ano), e realizou projetos de leitura cidadã e sobre o meio ambiente.         Neste ano, a escola já soma conquistas, pois foi a primeira colocada na categoria desenho do Concurso Municipal do Meio Ambiente, e segundo lugar na categoria fábula, 1º lugar na Gincana da Matemática, 1º lugar na categoria escultura do projeto Operação Caça Talentos, e 2º lugar na categoria pintura em tela, 1º lugar nas categorias colagem, desenho, poesia e crônica argumentativa, no Concurso Municipal do Detran, e 1º lugar no Concurso Estadual do Detran, além de aguardar os resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa, Concurso Estadual do Programa Cooperjovem, Concurso Viva Leitura (federal), e no Concurso Construindo a Nação (federal), e com certeza, deverá encerrar o ano de 2010 com mais alunos premiados.