Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Com mais de 1600 famílias cadastradas, a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Centro Educacional tem apostado na criatividade para otimizar o atendimento e “conquistar” os pacientes. A programação inclui um dia de acolhimento especial para os idosos, além de atividades voltadas para crianças, gestantes, hipertensos, diabéticos entre outras. 
Recém-chegada à Nova Andradina, a médica Luma Fernandes Barbosa, natural do Estado de São Paulo, destacou a recepção ao município. “A princípio fiquei preocupada por conta de não ter atuado na área de ESF em Nova Andradina, só em outros municípios, mas está bem legal. Estamos nos entendendo bem e criando um laço de amizade”, enfatizou.
Sobre a atuação da Estratégia Saúde da Família do Bairro Centro Educacional, a clínica geral reiterou a variedade da programação. “Realizamos diversas consultas, mas também temos programações diferenciadas durante a semana com um dia específico para o idoso, atendimento para o hipertenso, diabético, para a gestante, um dia para as crianças, além da visita aos acamados”, comentou. 
No que depender da população assistida pela ESF, as ações estão aprovadas. “Somos bem atendidos, principalmente pelas agentes de saúde. O atendimento é 100%”, opinou a moradora Maria Samara, de 30 anos. “Graças a Deus sempre somos bem atendidas. Todas as funcionárias são muito boas com a gente”, acrescentou a aposentada Helena Peixoto da Cruz (80), que reside em Nova Andradina há 50 anos.
Para a enfermeira Franciane Neves Yocihara, as estratégias têm surtido resultados positivos. “Os idosos mesmos adoraram a ideia, pois agora tem um dia só para eles, toda quarta-feira à tarde. É o dia em que a unidade está mais animada, pois é quando eles se encontram, conversam. Também melhorou para os outros pacientes que, até então, tinham que aguardar o atendimento preferencial”, explicou. 
A profissional elencou ainda a adesão da ESF às atividades desenvolvidas pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde, como, por exemplo, a Semana Outubro Rosa de Prevenção aos cânceres de Mama e de Colo do Útero. A campanha será realizada nos próximos dias 19, 20, 21, 22 e 23. “Além dos exames, teremos depoimentos de pessoas que foram diagnosticadas e fizeram o tratamento”, completou Franciane.
Para assegurar o atendimento às mais de 1600 famílias cadastradas, a Estratégia Saúde da Família do Bairro Centro Educacional conta atualmente com oito agentes de saúde, uma técnica de enfermagem, uma recepcionista, uma auxiliar de serviços básicos e uma técnica de higiene dentária. A ESF está localizada na Rua Santa Catarina, n°. 1783, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.