Festa criada na década de 80, pelo então Prefeito Getúlio Gideão e coordenada pelo Publicitário Orlando Moreira, voltada para atender as entidades assistenciais do Município, propiciando às mesmas a oportunidade de arrecadarem recurso através da venda de produtos com a colocação de suas barracas e oferecer lazer e entretenimento à população com algo diferente visto até então. Uma das grandes atrações da Fejuna, realizada na conhecida “Praça da Fogueira, hoje Praça Paul Harris, entre as Avenidas Ivinhema e José e as Ruas Arthur da Costa e Silva e Melvin Jones, que se tornou tradicional e obrigatória, foi à construção da fogueira gigante, que a cada ano subia um pouco mais e junto dela, o show de fogos, algo inovador em Nova Andradina. Os anos foram se passando, os prefeitos se sucedendo e a festa se fixando como tradição, sendo os administradores, quase que obrigados a realizá-la. Outra característica peculiar da festa foi a de sempre homenagear pessoas que direta ou indiretamente contribuem para o crescimento e desenvolvimento municipal, outorgando-lhes o direito de acender a fogueira, sempre queimada no Domingo, último dia, fechando com chave-de-ouro. Durante muitos anos a FEJUNA teve a duração de três dias, no segundo fim de semana do mês de Julho, iniciando na sexta-feira e encerrando no Domingo. Além da fogueira, atração principal, shows musicais, de dança, parque de diversões, dentre outros atrativos. Em 1993, foi criado o Concurso Garota Fejuna, objetivando propiciar a oportunidade para as adolescentes que querem desfilar mas não têm oportunidade, como também, a Rádio Fejuna, cujo propósito é o de divulgar gratuitamente os produtos oferecidos pelas barracas instaladas. Em 2002, o concurso foi ampliado, com a inclusão do Garoto Fejuna, dirigido aos rapazes. No mesmo ano, foi implantada a TV Fejuna, para transmitir as imagens, ao vivo, da festa e prestar informações sobre esta. Este ano a FEJUNA – Festa Julina de Nova Andradina chega ao “Jubileu de Prata”, completa 25 anos de sucesso constante, uma das maiores festas do gênero no Estado e conhecida em todo o País, fazendo parte dos Calendários de Eventos da EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo e das Fundações de Cultura e de Turismo de Mato Grosso do Sul. A festa deste ano, dentro da Administração Roberto Hashioka, promete muito, garantindo que, antecipadamente, irá superar o sucesso de anos anteriores. Conforme Hashioka, todos os esforços foram empreendidos e cuidados tomados a fim de garantir uma excelente festa, a contento da população novandradinense e servindo de cartão postal, para os que vem de fora exclusivamente para participar da mesma.