A Olimpíada da Língua Portuguesa, com tema “O Lugar Onde Vivo”, que conta com a participação das Escolas Municipais e Estaduais de Nova Andradina, nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, é o último dia para que os alunos entreguem os textos para participação.         A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec), estará recebendo os trabalhos da Rede Municipal de Ensino. No dia 31 de agosto, a Comissão Julgadora irá se reunir, para selecionar os trabalhos que serão enviados à próxima fase.         Fundamentada na metodologia de estratégias de atuação e experiência das três edições do programa, a Olimpíada da Língua Portuguesa visa contribuir com a melhoria do ensino, da leitura e da escrita. O programa desenvolveu de 2002 a 2007 ações de formação continuada para professores de 5º e 6º anos do ensino fundamental, a fim de orientar a produção de textos dos alunos da rede pública.         Em 2008, em sua primeira edição, a Olimpíada ampliou a atuação do programa, incluindo professores e alunos dos 8º e 9º anos (7ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental e do 2º e 3º anos do Ensino Médio.         A segunda edição em 2010 conta com a participação de alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º do Ensino Médio.