O Festival de Nova Andradina é apresentado em três dias no Ginásio de Esportes, sendo coordenado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação. O Governo Municipal, ao criar o Festinova, teve como principal objetivo, oportunizar a que mais e mais talentos locais, pudessem participar do Cantanova. Trata-se de uma espécie de seletiva, pois o grande número de pessoas inscritas, inviabilização a participação de todos. Assim, após as apresentações, o júri classifica 10 participantes de cada categoria, que poderão se inscrever no Cantanova.         Para o Festinova estão inscritos 70 artistas, em três categorias: gospel, popular e sertaneja.         Na quinta-feira, apresentam-se 25 integrantes da categoria gospel, e 10 da popular. Na sexta são os da categoria sertaneja e os demais da popular. Sábado é a final, quando se classificam 5 de cada categoria, para receber a premiação, sendo R$ 700 para os primeiro lugares;R$ 600 para os segundo;R$ 500 para os 3ºs; R$ 400 para os 4º colocados e R$ 300 para os 5º colocados. No total serão R$ 7.500,00 em prêmios.         De acordo com a coordenadora do Departamento, Wanger Dantas, o Festinova que está em sua sexta edição, tem sido um grande sucesso, “onde se apresentam os talentos de nossa terra, e que vão disputar com os demais da região, os prêmios do Cantanova”.         Para o Prefeito Gilberto Garcia, proporcionar condições para o desenvolvimento da nossa cultura, “é complementar as ações da Educação, que temos priorizado, como forma de inclusão social e garantia de futuro para as novas gerações.”         O Festinova é realizado no Ginásio de Esportes, com início às 19 horas, e é abrilhantado pela Banda Brasil Express, do Paraná.