Em evento realizado neste dia 16, na sede do Senai, foram empossados os membros do Fórum de Turismo da Região do Vale das Águas.         Com a presença da Presidente da Fundação de Turismo do Estado, Sra. Nilde Clara de Souza Benites Brum, da representante da Deputada Dione Hashioka, Primeira Dama Joana D´Arc Bono Garcia; dos prefeitos Gilberto Garcia (Nova Andradina); Renato Câmara (Ivinhema); Edson Ibrahim (Batayporã); Dino Crivelli (representando a Prefeita de Taquarussu); o Vice-Prefeito de Jateí, Sr. José Pereira (representando o Prefeito); e Margarida Mateus da Silva (representando o Prefeito de Novo Horizonte do Sul); do Vice-Prefeito de Nova Andradina, Sr. Raulino Baronceli e Magrelo Brambila (representando a Câmara de Nova Andradina), o Fórum aprovou estatutos e elegeu a Diretoria.         No momento da posse, a Sra. Nilde Brum ressaltou a importância do momento, que traduz o resultado de trabalhos de meses de preparação.          Na mesma solenidade, o Fórum foi instalado, com a missão de encaminhar proposições e representar a região junto às autoridades competentes.         Foram apresentados os membros da Diretoria, assim como os representantes dos diversos segmentos econômicos e sociais de cada cidade.         Nas falas das autoridades, todos destacaram a importância de um órgão centralizador das ações em favor do Turismo, entendendo essa atividade como uma das mais importantes para a diversificação da economia do Estado.         Para o Prefeito Gilberto Garcia, Nova Andradina se apresenta como um polo regional e na área do Turismo, vem se destacando especialmente na gastronomia “capaz de atrair investimentos e turistas”. Ao citar a empresária Ida Mercês (Pesqueiro Campestre), como exemplo de quem acredita no potencial da cidade, lembrou que a rede hoteleira local, também vem se projetando como expoente na região. “Muitas vezes, no meio da semana, a lotação está completa nos grandes hotéis de Nova Andradina, o que demonstra que a cidade oferece condições para o crescimento do Turismo em vários ramos, e hoje o da gastronomia tem se destacado, com o surgimento de vários estabelecimentos que projetam a cidade e atraem o turista”, expôs ele.          Gilberto aproveitou para fazer um panorama do potencial de Nova Andradina, citando dados sobre a economia da cidade e também destacando a atuação da Acina-Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina, que é a terceira no setor, dentro do Estado, e que “vem cooperando de forma acentuada, para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse ele.          Parabenizando os empossados, especialmente o Prefeito Renato Câmara, que foi eleito presidente do Fórum, e agradecendo à Sra. Nilde Brum pelos esforços em contribuir com a região, Gilberto aproveitou para reivindicar ajuda para a conclusão de obras como o Centro de Convenções e especialmente do aeródromo municipal, afirmando que “o transporte rápido e eficiente, promove a facilitação dos negócios, com economia de tempo e dinheiro”. Gilberto colocou o Poder Público Municipal, como parceiro para os empreendimentos que possam reforçar as iniciativas e apontou o Turismo como grande alternativa para o desenvolvimento social e econômico da região do Vale das Águas. O Secretário de Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina, Sr. Fábio Mauricio Selhorst é o vice-presidente da entidade e a Srta. Ariane Pegoraro Soares, diretora de Indústria, Comércio e Turismo, da Semdi, cuja atuação foi decisiva para o sucesso do evento.           O Prefeito Renato Câmara, por sua vez, falando como presidente do Fórum, alertou para o fato de que é necessário valorizar o potencial turístico da região, fazendo um comparativo com outros países, onde são criadas fórmulas simples que se transformam em grandes motes de atração turística. “Acredito que o por do sol sobre o Rio Ivinhema é tão lindo quanto o considerado o mais belo do mundo”, citou. Comprometeu-se a trabalhar juntamente com os demais membros, para que o Turismo local alcance as suas metas e se dispôs a priorizar o setor como uma atividade capaz de gerar emprego e renda.          A Deputada Dione enviou mensagem onde parabenizou os membros empossados e se declarou “à disposição para ser a interlocutora do Fórum, na busca de concretizar os projetos elaborados com a disposição de fazer crescer o Turismo na nossa região”, disse ela.          A Sra. Nilde Brum exortou a todos para que “vejamos com outros olhos, o potencial que temos, que é tão importante quanto os mais explorados em todo o mundo”, disse ela. Agradeceu aos prefeitos e a todos os que têm transformado a área do Turismo num setor fomentador de progresso para Mato Grosso do Sul.          Parabenizou os empossados, e colocou a Fundação do Turismo do MS à disposição dos Prefeitos e do Fórum, lembrando que o Governador André Puccinelli é “inquestionavelmente, é o grande defensor do Turismo como instrumento fomentador da diversidade econômica no Estado”. Finalizou ela, agradecendo aos participantes e pela acolhida, e aos Prefeitos, pelo apoio aos programas relacionados com o Turismo.