Em evento realizado na Câmara Municipal de Nova Andradina, nesta terça-feira, dia 1º junho, estiveram presentes os Prefeitos Gilberto Garcia (Nova Andradina), Edson Takazono (Anaurilândia), João Cassussi (Angélica), Edson Ibrahim (Batayporã), Dr. Antonio Pádua (Brasilândia), Celson Magalhães de Oliveira (representando o Prefeito João Carlos, de Bataguassu), o Presidente da Câmara de Novo Horizonte do Sul, Vereador Izaías dos Santos (representando o Prefeito Marcílio), a Prefeita de Taquarussu, Verônica Ferreira, e a de Santa Rita do Pardo, Eledir Barcelos; o Presidente da Câmara de Nova Andradina Adriano Palópoli, os Vereadores Sandro Hoici, Glauco Lourenço, Márcio Costa, Magrelo, Vicente, José dos Santos Correia, todos de Nova Andradina; de Novo Horizonte do Sul, a Vereadora Nalva; o Secretário de Desenvolvimento Integrado local, Fábio Selhorst e o Gerente Regional da Agraer Sandro Henrique Poloni; Sidney Olegário Marques, coordenador regional do Consad do Vale do Ivinhema e a Gerente local da Caixa Econômica Federal, Adenira Aparecida Delgado Ferreira.         No comando dos trabalhos, o Sr. Celso Arruda, Delegado Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário, em Mato Grosso do Sul.         Do Governo Federal vieram os representantes da Sub Secretaria de Assuntos Federativos, Marizeti Brandini e o Assessor Martim Vicente; Daniela Prado do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Moacir Assunção, representando o Ministério do Meio Ambiente; Márcio Cabral representando a Secretaria do Patrimônio da União, em MS e Evanda Tim, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.         De acordo com a temática proposta, a reunião serviu para a apresentação da proposta de criação de um Consórcio Público, envolvendo todos os municípios da região, para que seja um instrumento de cooperação para a atuação das administrações municipais no Território da Cidadania. A Lei 11.107/2005, que regulamentou os consórcios públicos, é a primeira lei de cooperação federativa, pela qual o ordenamento legal brasileiro passa a reconhecer e a proteger as relações de cooperação entre os entes federativos para que atuem de forma conjunta, possibilitando o estabelecimento de relações de cooperação segura, estáveis e transparentes.         O Vereador Adriano Palopoli, falando em nome da Câmara, destacou a alegria do povo novandradinense, em receber personalidades tão ilustres, e que aqui vieram com a finalidade de trazer subsídios para o crescimento da região.         Em suas falas, na abertura do evento, todos os prefeitos foram unânimes em colocar a necessidade do estabelecimento de consórcios, capazes de promover a integração legal entre os municípios, para que possam, de forma conjunta, estruturar a solução dos problemas comuns.         Para o Prefeito Gilberto Garcia, é fundamental que haja a união de esforços para a solidificação da proposta, que poderá ser o veículo de estreitamento dos laços entre as administrações, e que possa, como instrumento legal, amparar projetos que promovam a somatória de esforços para o bem da coletividade regional.         Falando pelo Governo Federal, o Sr. Celso Arruda destacou a importância da região para o desenvolvimento do Estado, e convidou os prefeitos para se unirem em torno da proposta, que já tem no Consad regional, um exemplo do sucesso de consórcios bem planejados e objetivos.         Logo após a abertura, os técnicos do Governo Federal iniciaram as palestras, que foram seguidas da assinatura de um Protocolo de Intenção, pelo qual todos os prefeitos se comprometeram a firmar um Consórcio Público Regional, com finalidades múltiplas, instrumento que servirá como elo de cooperação para o desenvolvimento regional, com o apoio do Governo Federal.          O Prefeito Gilberto Garcia será o articulador do trabalho que vem a seguir, e que terá a finalidade de estabelecer todos os itens do referido documento, criando inclusive uma equipe multi-municipal, para auxiliá-lo no que for necessário. Estarão contribuindo os órgãos que se fizeram presentes e todos os municípios que foram representados na ocasião.         De acordo com os técnicos, a reunião revestiu-se de um grande sucesso com todos os objetivos plenamente atingidos.