O Arranjo Produtivo Local que envolve empresários de Moda de toda a região, contando com 92 empresas do Vale do Ivinhema, é um polo de confecções que iniciou atividades em Nova Andradina, e se expandiu com o apoio do Sebrae e do Sindicato da Indústria do Vestuário, e a participação efetiva do Governo Municipal.         A Presidente do APL de Nova Andradina, Sra. Josefina Aparecida disse que o apoio dos parceiros e da Prefeitura local, o arranjo se consolida como grande força do setor de confecções. O APL conta com apoio de grandes parceiros e hoje as empresas possuem produtos de qualidade e não perdem para nenhum outro pólo, e é reconhecido em todo o Estado e até fora dele.         Objetivando incentivar a ampliação dos negócios, mas principalmente agradecer os empresários pelo empenho com que lutaram e venceram a grande crise do ano passado, superando dificuldades e dando continuidade às suas atividades, o Prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da Primeira Dama Joana D’Arc esteve no “Café com Moda”, neste dia 21, no Senai. “Vocês foram guerreiros e conseguiram, de uma forma ou de outra, superar os desafios”, disse o Prefeito. Lembrando que a crise, que foi considerada como uma simples “marolinha”, acabou como uma verdadeira tsunami, atingindo em cheio o setor produtivo. “A crise não escolheu tipo de empresa, e nós, do Poder Público também fomos atingidos, mas com coragem e determinação, como vocês, acabamos superando e estamos, dia a dia, estamos conseguindo novas conquistas”, constatou Gilberto.         Lembrou ainda que a união é o caminho para o fortalecimento e solicitou um estreitamento de relações para que “possamos continuar avançando e juntos, vencendo as dificuldades”, concluiu ele.         O Secretário Fábio aproveitou para discorrer sobre os programas da Secretaria de Desenvolvimento Integrado, e das atividades do CIAT e Banco da Gente, que são instrumentos à disposição do empresariado, para contribuir com o seu fortalecimento.          O Sr. Marcos Castro, analista do Sebrae deu as boas vindas a todos agradecendo pela presença, especialmente do grupo de Ivinhema, que veio se juntar ao APL de Nova Andradina, para assistir ao evento, que contou com palestra sobre tendência de moda para o Verão 2010/2011, com a Sra. Ivana Lambersi, consultora do Sebrae para o APL. Estiveram presentes ao evento: de Ivinhema: Cheknah Moda Feminina, da Sra. Maristela Bortolamed e Sinhá Moda Lingerie, de Célia Regina de Sá.         De Nova Andradina: D’La Rouse de Edson Pereira da Silva; Sued Modinha de Odete e Valter Peichim; De Sica Uniformes e Moda, de Maria de Sica; Maris Moda Intima de Marisa Bortoleto; Femini Inmarie de Maria Ines Meira e Josefa Aparecida Araujo; Marca D’Água Uniformes de Márcio José Ponês e de Anaurilândia, Paris Modas, de Josefa Aparecida de Araujo.         O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Integrado, através da Diretoria de Indústria e Comércio, pela sua titular Ariane Soares e o Sebrae, com apoio do Senai.