Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

O cor de rosa, identificado no mês de outubro com a prevenção ao câncer de mama, já tomou o cotidiano das pessoas e, consequentemente, as redes sociais, principalmente entre as mulheres em todo o país.

Em Nova Andradina, pelo sexto ano consecutivo a campanha do “Outubro Rosa”, que mobiliza diversos segmentos sociais, será aberta oficialmente em cerimônia que será realizada nesta terça-feira (03), no auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 19h30, a partir de uma parceria entre governo municipal e sociedade civil organizada.

Na manhã desta segunda-feira (02), para falar da campanha e sua programação, uma comissão de organizadores esteve na Rádio Excelsior FM. A comissão de representantes estava composta pelo secretário municipal de Saúde Norberto Fabri Junior, além da gerente de atenção básica da Secretaria de Saúde Simone Marega, da enfermeira do Centro de Diagnóstico do Câncer Bruna Crivelli, do idealizador da campanha em Nova Andradina Beto Laguna e da secretaria Executiva de Políticas para a Mulher Jozeli Chulli.

A secretária executiva Jozeli Chulli ressaltou o apoio do prefeito Gilberto Garcia às ações da campanha, disponibilizando recursos humanos e financeiros do Governo Municipal para reforçar os objetivos das atividades que chamam a atenção para a prevenção ao câncer de mama. “Nossas secretarias municipais também estão empenhadas e devemos agradecer em especial à Saúde, através das agentes de saúde, que são imprescindíveis nessa mobilização”, completou Jozeli.

 

Programação de Atividades Educativas:

As atividades educativas com foco na prevenção ao câncer de mama serão desenvolvidas durante o decorrer do mês. Palestras também serão realizadas em escolas, ESFs e igrejas. No dia 7 (sábado), será realizada a Caminhada Rosa e coleta de exame preventivo na Igreja Assembleia de Deus MS, em frente à Funac. De 13 a 15/10, a campanha realiza a Feira da Primavera na Praça das Águas. No dia 14/10, coleta de exame preventivo clínico de mamas.

Em 16/10, serão realizadas diversas atividades educativas, de apoio e orientação à saúde e sobre a violência contra a mulher. No dia 21/10, coleta de exame preventivo na Clínica da Mulher. No dia 22/10, coleta de exame preventivo na Igreja Adventista do 7º Dia. Já no dia 25 e no dia 28/10, serão realizados plantões em todas as ESFs em atendimento exclusivo à saúde da mulher.  Ainda no dia 28/10, coleta de exame preventivo na Igreja Batista do Ministério Restauração.

O encerramento será marcado pela premiação da melhor frase sobre o Outubro Rosa, que será entregue no Centro de Diagnóstico do Câncer.

A parceria com a Uniesp – Governo Municipal também conta com a adesão da Associação Comercial e Industrial de Nova Andradina (Acina) e do Centro de Diagnóstico de HC de Barretos.