Neste dia 7, o Prefeito Gilberto Garcia recepcionou, em seu gabinete, o Coordenador Estadual do MST, no Assentamento 17 de Abril, Sr. Adelar Belo, que, juntamente com mais quatro produtores deleite, para a entrega de um resfriador de leite.         O equipamento será entregue no lote 728, de propriedade da Sra. Aguinolina de Jesus, e servirá para receber o leite dos demais produtores, para ser entregue à cooperativa.         O resfriador tem capacidade para 1.200 litros, sendo que, atualmente, o grupo produz cerca de 320 litros/dia. De acordo com a Sra. Aguinolina, o grupo está se preparando para ampliar a produção, e o resfriador é peça fundamental para sedimentar o trabalho dos produtores.         Agradecendo ao Prefeito, ela afirmou que “o Prefeito tem sido um grande parceiro de todos nós, e especialmente para o 17 de Abil, a Prefeitura vem atendendo com muito carinho todas as nossas necessidades”, disse.         Já o Sr. Adelar lembrou que, no Assentamento a produção do leite gira em torno de 10 mil litros de leite/mês, sendo hoje um dos baluartes da economia do local. “Com este resfriador, estas familias terão mais facilidade no armazenamento do leite, e com certeza, isto facilitará para que possam aumentar a produção, pois o preço do leite resfriado é superior ao “in natura”, e portanto, todos têm interesse em possuir um equipamento desta natureza”, comentou.         Presente ao evento, o Secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst, afirmou que o resfriador é fruto do desprendimento de um produtor do Assentamento Casa Verde, que, após ter conquistado financiamento, adquiriu o seu próprio, e retornou para a Prefeitura, o resfriador que havia sido emprestado para a sua propriedade. “Esta foi uma atitude muito louvável do produtor, que decidiu retornar para a Prefeitura o resfriador que estava em sua propriedade, para que pudéssemos contemplar novos produtores”, explicou Fábio.         O Secretário acrescentou que, o próximo passo dos produtores do 17 de Abril será investir na melhoria do solo, construindo curvas de nivelo, melhorando as pastagens, piqueteamento, e depois investir na melhoria do plantel, para promover a ampliação da produção. “A tendência é que a região venha a ampliar a produção, com um leite de qualidade”, disse Fábio que também afirmou que a Administração está empenhada na parceria com os produtores, e incitou a todos para que busquem crédito junto ao Pronaf, para que possam aprimorar sua propriedade, investindo no que for necessário para aumentar o seu ganho.         Por sua vez, o Prefeito Gilberto Garcia parabenizou os beneficiados, e lembrou que “o pequeno produtor é a alavanca que impulsiona o desenvolvimento do Município. Acredito no potencial dos senhores, e principalmente, acredito que a parceria entre o Governo Municipal e vocês, assim como a união de todos em torno dos projetos, é o que possibilita o sucesso de cada um e da comunidade”, falou ele. Gilberto também convidou a todos para que participem dos programas de crédito que estão sendo disponibilizados pelo Banco do Brasil e demais instituições financeiras, que “estão aí para favorecer o produtor. Não podemos deixar que recursos sejam devolvidos pelas instituições, pois são essas as ferramentas do progresso para Nova Andradina e cada um dos proprietários”, completou ele.