Os Assentamentos criados no entorno da cidade – Teijin e Casa Verde, têm se destacado na busca da diversificação da produção. Porém, um dos assuntos mais discutidos e que tem merecido a atenção da Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Integrado.         Atualmente, a Semdi tem buscado um diálogo continuado com os produtores, na busca de alternativas especialmente sobre a comercialização da produção.         Na manhã do dia 17, o Secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst visitou a Comunidade Santo Expedito, no Assentamento Teijin, onde reuniu-se com produtores e visitou propriedades rurais. O secretário apresentou proposta de trabalho conjunto visando apoiar a comercialização da produção local, o que se iniciaria com um cadastro das propriedades rurais e passaria pela elaboração de ações de planejamento da produção e articulação para venda de produtos como abacaxi e melancia. “É muito importante que os produtores adotem técnicas adequadas de produção e que se associem para garantir melhores condições de comercialização”, destacou Fábio. A médica veterinária Liliane Marques e o técnico agropecuário Márcio Kariya, da Semdi, acompanharam a visita e darão continuidade aos trabalhos propostos.

VISITA AO ASSENTAMENTO PEROBA – À tarde, a equipe da Semdi esteve com produtores dos assentamentos Peroba e Angico em reunião organizada pelo Sr. Delvito Francisco de Paula, presidente da associação local. O assunto principal foram os resfriadores de leite cedidos pela prefeitura a grupos de produtores. O secretário expôs a necessidade de atualização da documentação dos produtores junto à Semdi para permitir a renovação dos termos de cessão dos resfriadores. “O Prefeito Gilberto Garcia nos tem determinado que apoiemos as iniciativas nos setores econômicos, entre eles, o aumento da produção de leite em Nova Andradina. Por isso, é fundamental que os resfriadores de leite atendam ao maior número possível de produtores e operem de forma a otimizar o uso de sua capacidade, que é de 600 litros por dia”, concluiu Fábio. Ao fim da reunião, alguns produtores demonstraram interesse em aperfeiçoar suas técnicas de manejo visando aumentar a produção e foram orientados a entrar em contato com a Semdi que pode apoiá-los em seus projetos.         O prefeito Gilberto Garcia também determinou à Semdi que desenvolva projetos que aumentem a renda dos pequenos produtores, em especial daqueles organizados em associações. “Somos parceiros dos empresários, e temos como obrigação, incentivar e apoiar as iniciativas particulares, promovendo meios de se diversificar a produção e principalmente, de encontrar meios para uma comercialização onde o produtor possa ser beneficiado, juntamente com sua família”, explica o Prefeito Gilberto Garcia.