Neste dia 14, o Prefeito Gilberto Garcia esteve na Secretaria de Habitação do Estado, quando entregou o alvará em que o município autoriza o início da construção de 200 casas populares.         Segundo Mirna Torres, da Secretaria de Habitação do Governo do Estado, o órgão vai se empenhar junto à Caixa Econômica Federal, parceira do empreendimento, para que seja agilizado o trâmite para a liberação dos recursos. Estas 200 casas fazem serão construídas no Jardim Universitário, ao lado do Núcleo Habitacional dos Servidores, e faz parte da promessa do Governador do Estado, na complementação dos programas habitacionais de Nova Andradina.         O Prefeito pretende concluir mil casas populares, e para tanto, instituiu o Programa “Casa para Todos”, pelo qual doa terrenos para cidadãos que pretendam construir suas casas, dentro dos critérios previstos em legislação, efetivada para o desenvolvimento deste programa. Também estão inclusos aí, os servidores que estão recebendo seus lotes e já iniciaram a construção de suas casas.         O Prefeito já efetuou a entrega de terrenos para servidores das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Correios, e servidores municipais da Câmara e da Prefeitura. Brevemente estará entregando para os funcionários do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia-Campus de Nova Andradina.         Essas 200 casas do convênio assinado com o Estado, fazem parte do lote para pessoas cadastradas junto à Secretaria de Cidadania e Assistência Social, cujos critérios são previstos na legislação que rege os programas habitacionais dos governos federal e estadual, e após a triagem pela Semcias, os beneficiados ainda passam pelo crivo da Caixa Econômica Federal, para que possam receber suas casas. “A meta é construir além destas casas já garantidas, moradias que possam atender à população que mora precariamente e também aos funcionários públicos”, lembrou o prefeito, falando para a Assessoria da Secretaria de Habitação.         Nova Andradina possui atualmente cerca de 50 mil habitantes e um déficit habitacional de 2 mil moradias. “Construir estas casas em Nova Andradina é uma grande conquista. Queremos reduzir pela metade a falta de moradia”, comento Gilberto Garcia.          O município já recebeu a garantia da construção de 2.212 unidades habitacionais, sendo 564 na área urbana e outras 1.684 destinadas ao atendimento da população rural do município. No total foram investidos aproximadamente R$ 21 milhões em moradia, vindos de parcerias entre Estado, União e Prefeitura.